Parangaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parangaba
—  Bairro do Brasil  —
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro Parangaba.
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro Parangaba.
Distrito Parangaba
Município Fortaleza
Limites Norte: Montese, Demócrito Rocha e Itaóca
Sul: Maraponga
Leste: Itaperi e Dendê
Oeste: Jóquei Clube, Bonsucesso e Vila Peri
Subprefeitura Secretaria Executiva Regional (SER) IV
Fonte: Não disponível

Parangaba é um bairro e sede de distrito da cidade de Fortaleza.[1]

Já foi município do Ceará, mas o tempo avançou, a população aumentou e a tecnologia no transporte fez de Parangaba uma parte permanente da cidade de Fortaleza, ou seja, um distrito, e posteriormente um bairro. Parangaba é administrado pela SER IV (Secretaria Executiva Regional - órgão municipal). No bairro localiza-se a lagoa da parangaba, uma lagoa que faz parte da baía do rio Maranguapinho e que é segunda maior lagoa da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

Pormenor do mapa da costa do Ceará de 1629(Albernaz I), no qual se destaca a área da Parangaba.

A Parangaba era a antiga aldeia indígena que foi catequizada pelos jesuítas da Companhia de Jesus. Foi elevada a condição de vila em 1759 com o nome de Arronches. Foi incorporada a Fortaleza pela lei nº2 de 13 de maio de 1835 e depois foi restaurado município pela lei nº 2097 de 25 de novembro em 1885 com o nome de Porangaba e finalmente foi incorporado a Fortaleza pela lei nº 1913 de 31 de outubro 1921.

No século XVIII, o antigo Arronches destaca-se como ponto de intermediário no transporte de gado, com a estrada do Barro Vermelho-Parangaba, estrada que ligava o Barro Vermelho (Antônio Bezerra) - Parangaba; e a Estrada da Paranjana, estrada que ligava Messejana a Paragaba[2]

Com a construção da Estrada de Ferro de Baturité, uma estação de trem é instalada em 1873, a Estação de Arronches, e Parangaba estava ligada com a Capital. Em 1941, a malha ferroviária de Parangaba é expandida com direção ao Mucuripe e em 1944 o nome da estação é alterada para Parangaba. Esta estação é nos dias de hoje parte do metrô de Fortaleza.[3]

Durante o último período como município chegou a ter sua própria linha de bonde entre os anos de 1894 e 1918.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Terminal de ônibus da Parangaba
Metrô na estação do Metrofor localizada no bairro

O bairro é ainda um ponto de referência, com escolas (públicas e particulares), ginásios, hospitais (públicos e particulares), mercado municipal do bairro, supermercados, cartório e um grande shopping center. No setor de transportes, o bairro é uma importante conexão entre diversos pontos da cidade, com uma estação da linha sul do metrô de Fortaleza,uma estação do vlt do ramal Parangaba-mucuripe e um importante terminal de ônibus da cidade.

O bairro conta com o Shopping Parangaba, inaugurado no dia 26 de novembro de 2013. Único do Ceará com acesso a diferentes modais de transporte público, o Shopping Parangaba é interligado ao Terminal de Ônibus do bairro e às estações do Metrô e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Detalhe da estação de metrô no bairro.

Referências

4. Shopping Parangaba

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.