Parangaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parangaba
  Bairro do Brasil  
Casas históricas na Parangaba.
Casas históricas na Parangaba.
Casas históricas na Parangaba.
Localização
Distrito Parangaba
Município Fortaleza
Características geográficas
População total 37 981 hab.
Outras informações
Limites Norte: Montese, Demócrito Rocha e Itaóca
Sul: Maraponga
Leste: Itaperi e Dendê
Oeste: Jóquei Clube, Bonsucesso e Vila Peri
Subprefeitura Secretaria Executiva Regional (SER) 4
Território 17
Fonte: IPLANFOR


Parangaba é um bairro e sede de distrito da cidade de Fortaleza, administrado pela SER IV (Secretaria Regional - órgão municipal), e fazendo parte da AIS 5 (Área Integrada de Segurança).[1] Já foi município do Ceará, mas o tempo avançou, a população aumentou e a tecnologia no transporte fez de Parangaba uma parte permanente da cidade de Fortaleza, ou seja, um distrito, e posteriormente um bairro. No bairro localiza-se a lagoa da Parangaba, uma lagoa que faz parte da baía do rio Maranguapinho e que é segunda maior lagoa da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

A região onde hoje fica o bairro da Parangaba é a área onde foi fundado um aldeamento da Companhia de Jesus, com o objetivo de catequizar os índios.

Foi elevada a condição de vila em 1759 com o nome de Arronches. Foi incorporada a Fortaleza pela lei nº2 de 13 de maio de 1835 e depois foi restaurado município pela lei nº 2097 de 25 de novembro em 1885 com o nome de Porangaba e finalmente foi incorporado a Fortaleza pela lei nº 1913 de 31 de outubro 1921. No século XVIII, o antigo Arronches destaca-se como ponto de intermediário no transporte de gado, com a estrada do Barro Vermelho-Parangaba, estrada que ligava o Barro Vermelho (Antônio Bezerra) - Parangaba; e a Estrada da Paranjana, estrada que ligava Messejana a Parangaba.[2]

Com a construção da Estrada de Ferro de Baturité, uma estação de trem é instalada em 1873, a Estação de Arronches, e Parangaba estava ligada com a Capital. Em 1941, a malha ferroviária de Parangaba é expandida em direção ao Mucuripe e em 1944, o nome da estação é alterada para Parangaba por ordem do CNG - Conselho Nacional de Geografia. A antiga estrutura foi tombada em 2008 e foi rebaixada para a construção do elevado da Linha Sul do metrô, a atual estação Parangaba se localiza próximo à antiga, ao lado do Terminal da Paranagaba, sendo administrada pela Companhia Cearense de Transportes metropolitanos - Metrofor[3].

Durante o último período como município chegou a ter sua própria linha de bonde entre os anos de 1894 e 1918.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Plataforma da estação de metrô localizada no bairro.

O Bairro é de extrema importância para a rede de transportes de Fortaleza, sendo ponto de integração entre as Linha Sul e Parangaba - Mucuripe do metrô de Fortaleza, o corredor de BRT Parangaba-Papicu do Expresso Fortaleza e as demais linhas de ônibus da cidade por meio da Estação e Terminal de mesmo nome do bairro, que juntos foram o grande terminal intermodal da Parangaba. O bairro ainda é um importante ponto de referência nas áreas de saúde, segurança e serviços com escolas (públicas e particulares), ginásios, hospitais (públicos e particulares), supermercados, faculdade, postos de combustíveis, cartório e um grande shopping center.

O bairro conta com o Shopping Parangaba, inaugurado no dia 26 de novembro de 2013. Único do Ceará com acesso a diferentes modais de transporte público, o Shopping Parangaba é interligado ao Terminal de Ônibus do bairro e às estações do Metrô e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Referências

  1. Bairros de Fortaleza
  2. «Site do Bairro Antônio Bezerra». Consultado em 24 de março de 2010 
  3. «Parangaba - Estações Ferroviárias do Estado do Ceará». Consultado em 24 de março de 2010 

4. Shopping Parangaba

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.