Parangaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Parangaba (Fortaleza))
Ir para: navegação, pesquisa
Parangaba
—  Bairro do Brasil  —
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro Parangaba.
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro Parangaba.
Distrito Parangaba
Município Fortaleza
Limites Norte: Montese, Demócrito Rocha e Itaóca
Sul: Maraponga
Leste: Itaperi e Dendê
Oeste: Jóquei Clube, Bonsucesso e Vila Peri
Subprefeitura Secretaria Executiva Regional (SER) IV
Fonte: Não disponível

Parangaba é um bairro e sede de distrito da cidade de Fortaleza.[1]

Já foi município do Ceará, mas o tempo avançou, a população aumentou e a tecnologia no transporte fez de Parangaba uma parte permanente da cidade de Fortaleza, ou seja, um distrito, e posteriormente um bairro. Parangaba é administrado pela SER IV (Secretaria Executiva Regional - órgão municipal). No bairro localiza-se a lagoa da parangaba, uma lagoa que faz parte da baía do rio Maranguapinho e que é segunda maior lagoa da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

Pormenor do mapa da costa do Ceará de 1629(Albernaz I), no qual se destaca a área da Parangaba.

A Parangaba era a antiga aldea indígena que foi catequizada pelos jesuítas da Companhia de Jesus. Foi elevada a condição de vila em 1759 com o nome de Arronches. Foi incorporada a Fortaleza pela lei nº2 de 13 de maio de 1835 e depois foi restaurado município pela lei nº 2097 de 25 de novembro em 1885 com o nome de Porangaba e finalmente foi incorporado a Fortaleza pela lei nº 1913 de 31 de outubro 1921.

No século XVIII, o antigo Arronches destaca-se como ponto de intermediário no transporte de gado, com a estrada do Barro Vermelho-Parangaba, estrada que ligava o Barro Vermelho (Antônio Bezerra) - Parangaba; e a Estrada da Paranjana, estrada que ligava Messejana a Paragaba[2]

Com a construção da Estrada de Ferro de Baturité, uma estação de trem é instalada em 1873, a Estação de Arronches, e Parangaba estava ligada com a Capital. Em 1941, a malha ferroviária de Parangaba é expandida com direção ao Mucuripe e em 1944 o nome da estação é alterada para Parangaba. Esta estação é nos dias de hoje parte do metrô de Fortaleza.[3]

Durante o último período como município chegou a ter sua própria linha de bonde entre os anos de 1894 e 1918.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Terminal de ônibus da Parangaba
Metrô na estação do Metrofor localizada no bairro

O bairro é ainda um ponto de referência, com escolas (públicas e particulares), ginásios, hospitais (públicos e particulares), mercado municipal do bairro, supermercados, cartório e um grande shopping center. No setor de transportes, o bairro é uma importante conexão entre diversos pontos da cidade, com uma estação da linha sul do metrô de Fortaleza,uma estação do vlt do ramal Parangaba-mucuripe e um importante terminal de ônibus da cidade.

Detalhe da estação de metrô no bairro.

Referências

  1. Bairros de Fortaleza
  2. Site do Bairro Antônio Bezerra. Página visitada em 24 de março de 2010.
  3. Parangaba - Estações Ferroviárias do Estado do Ceará. Página visitada em 24 de maeçode 2010.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.