Parangaricutirimícuaro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Nuevo San Juan Parangaricutiro é uma vila de 15 mil habitantes (INEGI 2000), localizada no município de Nuevo Parangaricutiro, estado de Michoacán, México. O povoado foi reconstruído depois de uma erupção vulcânica em 1943, e atualmente se beneficia do turismo ao redor do vulcão e pelas ruínas do velho San Juan, onde somente a parte superior da igreja sobressai sobre a lava.

É também conhecido como Parangaricutirimícuaro, popularizado pelo trava-línguas "desparangaricutirimicuarizóse el otorrinolaringogólogo de Parangaricutirimícuaro"

"El pueblo de Parangaricutirimícuaro se va a desparangaricutirimicuarizar. Quien logre desparangaricutirimicuarizarlo gran desparangaricutirimicuarizador será."

Também existem outras versões:

  • "El pueblo de Parangaricutirimícuaro se va a desparangaricutirimicuar.

Quien logre desparangaricutirimicuarlo primero será un gran desparangaricutirimicuador."

  • "El Otorrinolaringólogo de Parangaricutirimícuaro se quiere desotorrinolangaparangaricutirimicuarizar, el desotorrinolaringaparangaricutimicuador que logre desotorrinolangaparangaricutirimucuarizarlo, buen desotorrinolaringaparangaricutimicuador será."
  • "Los parangaricutirimicuaros van a parangaricutimirizar con un parangaricutirimicuizador a todos los parangaricutirimiacuaros"

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

O termo Parangaricutirimícuaro se tornou conhecido no Brasil por ser a palavra mágica da varinha de condão da Bruxa Baratuxa que apareceu no episódio "A Bruxa Baratuxa", do seriado mexicano Chapolin, em 1976.