Parca (vestuário)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A parca ou anoraque é uma peça de vestuário, impermeável, que se assemelha a um agasalho com capuz e geralmente é utilizado por praticantes de esportes ao ar livre onde estão sujeitos às condições do clima.

Emprestada do vestuário militar, a parca (Parka) foi muito utilizada na década de 1960 pela juventude inglesa, denominada mod. Nesse caso, ela costumava ser verde-militar com o escudo da Royal Air Force (força aérea inglesa) bordado. Os rapazes de "Quadrophenia" (filme dirigido pela banda de rock The Who) ostentam essa peça de vestuário para protegerem-se do clima severo e recordar o valor de seus pais, pilotos combatentes na guerra.

Quem criou a parka foram os esquimós. Existem poucas diferenças entre parka e anorak. Estritamente falando, um anoraque é uma jaqueta impermeável, com capuz e sem uma abertura frontal (pulôver). A parca é um casaco para proteger do frio, que vai até os joelhos, geralmente forrado com penas ou fibras sintéticas, e um capuz também forrado.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.