Parlamento Federal da Bélgica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde maio de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Parlamento Federal da Bélgica
Federaal Parlement van België
Parlement fédéral belge
Föderales Parlament von Belgien
Great coat of arms of Belgium.svg
Tipo
Tipo Bicameral
Câmaras Câmara dos Representantes
Senado
Liderança
Estrutura
Membros 150 representantes
71 senadores
Chamber of Representatives of Belgium 2010.svg
Belgium national senate arch diagram 2012.svg
Sede
FedParlofBel.jpg
Palácio da Nação, Bruxelas
Site
www.fed-parl.be
www.senaat.be
www.dekamber.be

O Parlamento Federal da Bélgica é o parlamento bicameral da Bélgica, é composto da Câmara dos Representantes e do Senado, sua sede é o Palácio da Nação em Bruxelas.

Câmara dos Representantes[editar | editar código-fonte]

A Câmara dos Representantes é formada por 150 membros eleitos de 11 distritos eleitorais, todos os distritos são baseados nas províncias do país e Bruxelas, o menor distrito é o de Luxemburgo com 4 representantes, e o maior é o da Antuérpia com 24 representantes.

Senado[editar | editar código-fonte]

O Senado é formado por 71 membros, existem quatro tipos de senadores: senadores eleitos, senadores comunitários, senadores cooptados e senadores de direito, até 1991 somente homens poderiam ser senadores. 10 são eleitos pelo Parlamento Flamenco, 10 pelo Parlamento da Comunidade Francesa e 1 pelo Parlamento da Comunidade Alemã , os senadores cooperados são apontados pelos próprios senadores, os senadores de direito são os monarcas na lista de sucessão que ainda não assumiram o trono.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]