Parlamento do Egito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Parlamento do Egito
Coat of arms of Egypt (Official).svg
Tipo
Tipo Bicameral
Câmaras Câmara dos Representantes
Conselho da Shura
Liderança
Estrutura
Membros 718 membros
454 representantes
264 conselheiros
Sede
Cairo
Site
www.parliament.gov.eg
www.shoura.gov.eg
Egito
Coat of arms of Egypt (Official).svg

Este artigo é parte da série:
Política e governo do
Egito



Outros países · Atlas

O Parlamento do Egito era o mais alto órgão legislativo do país até sua dissolução, em 2011. Era um parlamento bicameral composto pelo Conselho Shura (câmara alta) e a Assembleia do Povo (câmara baixa); e tinha a função de votar leis relativas às mais variadas áreas de atuação política no Egito. Foi dissolvido em 11 de fevereiro de 2011 sucedendo à queda do presidente Hosni Mubarak diante da Revolução Egípcia.[1]

Composição[2] [editar | editar código-fonte]

Conselho Shura[editar | editar código-fonte]

O Conselho Shura era a câmara alta, equivalente ao Senado em alguns países, sendo também chamado "Conselho Consultativo". Foi criado em 1980 através de uma emenda constitucional e era composto por 264 membros, 174 eleitos diretamente e 88 apontados pelo presidente.

Assembleia do Povo[editar | editar código-fonte]

A Assembleia do Povo foi estabelecida em 1971 juntamente com a Constituição. Possui 454 membros (deputados), sendo 444 eleitos diretamente e os 10 restantes apontados pelo presidente. A Constituição assegura 50% das cadeiras da Assembleia a serem ocupadas por "operários e fazendeiros".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. TSF Rádio Notícias (13.02.2011). Exército egípcio dissolve o Parlamento e suspende a Constituição. Visitado em 16.01.2012.
  2. Maps of World. Parliament of Egypt. Visitado em 16.01.2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.