Parnamirim (Pernambuco)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Parnamirim.
Parnamirim
  Município do Brasil  
Símbolos
Hino
Lema Terra de Sant'Ana
Gentílico parnamirinense ou parnaminioara
Localização
Localização de Parnamirim em Pernambuco
Localização de Parnamirim em Pernambuco
Localização de Parnamirim em Pernambuco
Parnamirim está localizado em: Brasil
Parnamirim
Localização de Parnamirim no Brasil
Mapa
Mapa de Parnamirim
Coordenadas 8° 05' 27" S 39° 34' 40" O
País Brasil
Unidade federativa Pernambuco
Municípios limítrofes norte: Granito (Pernambuco), Serrita e Bodocó; sul:Santa Maria da Boa Vista e Orocó; leste com Terra Nova (Pernambuco) e Cabrobó e oeste com Ouricuri e Santa Cruz (Pernambuco).
Distância até a capital 570 km
História
Fundação 25 de maio de 1870
Administração
Prefeito(a) Ferdinando Lima de Carvalho (PSD, 2013 – 2016)
Características geográficas
Área total [1] 2 608,072 km²
População total (estatísticas IBGE/2014[2]) 21 093 hab.
Densidade 8,1 hab./km²
Clima Semiárido (BSh)
Altitude 392 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[3]) 0,599 baixo
PIB (IBGE/2012[4]) R$ 131 817 mil
PIB per capita (IBGE/2012[4]) R$ 6 453,70

Parnamirim é um município brasileiro do estado de Pernambuco..

História

Saco do Martinho era uma fazenda de criação de gado, de propriedade do tenente-coronel Martinho da Costa Agra, que construiu, em sua fazenda, uma capela dedicada a Nossa Senhora de Santana, dando origem ao povoado. A história da cidade está intimamente ligada ao ciclo da pecuária.

Em 25 de maio de 1870, foi elevada a distrito, passando a chamar-se Santana do Saco. Neste município, surgiu a Freguesia da Leopoldina, que, desmembrada de Santana do Saco, foi elevada a município em 1 de julho de 1909. Em 31 de dezembro de 1943, a Freguesia da Leopoldina passou a chamar-se Parnamirim.

Etimologia

O topônimo "Parnamirim" é de origem tupi e significa "rio pequeno", através da junção dos termos paranã ("rio") e mirim ("pequeno")[5]. Homenagem ou rio que banha a cidade: Rio Brígida.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º05'26" sul e a uma longitude 39º34'42" oeste, estando a uma altitude de 392 metros. Sua região é conhecida como Sertão Central de Pernambuco. Está a 570 km do Recife.

Sua população estimada em 2014 era de 21.093 habitantes.

O município é constituído de três distritos: Parnamirim (sede), Icaiçara e Veneza, além dos povoados de Barro, Matias e Quixaba.

Relevo

O relevo é ondulado, suave ondulado e forte ondulado.

Clima

O clima é do tipo tropical semi-árido, com chuvas de verão. O período de chuvas inicia-se em novembro, acentuando-se em março e abril e finalizando em abril. A precipitação média anual é de 431,8mm.

Hidrografia

Parnamirim é abastecida pelo segundo maior açude do estado, o Entremontes, no rio São Pedro, que possui 339 milhões de metros cúbicos.

Vegetação

A vegetação é basicamente composta por Caatinga Hiperxerófila com partes de Floresta Caducifólia.

Bairros

  • Centro
  • Bomba
  • Alto da Caixa D'água
  • Cohab I
  • Cohab II
  • Simpatia I
  • Simpatia II
  • Bairro do Avelar
  • Raimundo Batista Angelim

Distritos

  • Veneza
  • Icaiçara

Povoados

  • Barro
  • Matias
  • Quixaba
  • São Domingos

Festa de Sant'ana

No mês de julho, ocorre em Parnamirim a Festa de Sant'ana, em homenagem à figura bíblica de Sant'ana, a mãe de Maria. A festa se inicia com as novenas , que duram até o fim da festa. Durante as novenas acontece a tradição das alvoradas da Banda Filarmônica Maestro Parreira, a banda da cidade, que nos dias de novenas saem desfilando pela cidade todas as manhas acordando seus fieis com seus hinos. A noite buscam e levam o estandarte de nossa senhora Sant'ana para as novenas. A festa também conta com as noites temáticas, organizadas pelos 'homenageados'. No último dia de festa, há ainda o tradicional baile do Clube 26 de Julho, que se encerra às 5 da manhã, com a banda filarmônica de Parnamirim percorrendo as ruas da cidade com os participantes do baile e indo parar na praça de eventos Zé Sampaio (Calçadão). No final do mês ocorre a tradicional Festa de Julho, que tem várias atrações culturais, musicais, etc.

Estima-se que durante a festa, a população de Parnamirim triplique, por conta dos turistas que visitam a cidade, boa parte composta de pessoas nascidas lá, mas que moram em outras cidades.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Estimativa Populacional 2014». Estimativa Populacional 2014. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Agosto de 2014. Consultado em 29 de agosto de 2014 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 01 de outubro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2012». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2014 
  5. http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/vocabulario.htm

Ligações externas

Predefinição:Mesorregião do Sertão Pernambucano

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Pernambuco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.