Parodius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Parodius é uma série de jogos de videogame produzida pela Konami, para diversas plataformas. O estilo da série é o tradicional "shooter", ou "nave espacial", com scroll horizontal, bastante similar a outra franquia também da Konami, Gradius. A quantidade de jogos da série é bastante notável. Parodius já foi considerado um dos carros-chefes da produtora japonesa, no entanto, nenhum dos consoles da atual geração de videogames teve sua versão de Parodius. O primeiro jogo da série foi lançado em 1988 para o console MSX. Como o próprio título insinua, Parodius se trata de uma paródia de Gradius, mas não se restringe a isso. Durante os jogos é possível observar paródias de outras séries da Konami, como Castlevania, Ganbare Goemon, Lethal Enforcers, Puzzle Dama, Thunder Cross, Tokimeki Memorial, Sunset Riders, Pop 'n' Music, Rakuga Kids, Rocket Knight Adventures, Contra, Space Manbow, Mitsumete Knight, The Adventures of Bayou Billy, Twinbee e Xexex, entre outros, para citar alguns.

Jogos da série[editar | editar código-fonte]

Oficialmente existem 6 jogos na série. Além disso, três jogos Pachislot baseados em personagens foram lançados em 1998 e 2010:

Os jogos acima citados foram convertidos para várias plataformas, tais como: Parodius - Tako wa Chikyū o Sukū foi convertida pra Celular, pra Virtual Console da Wii e Wii U, e pra Project EGG da PC; Parodius Da! -Shinwa kara Owarai e- pra Game Boy, PC Engine, PlayStation, Celular, Sega Saturn e Super Famicom (Super Nintendo (SNES)). Poucos jogos da série foram lançados fora do Japão, onde a produtora está sediada. Uma curiosidade é que na série um dos inimigos a serem derrotados é uma águia "americana" - com uma cartola listrada de branco e vermelho e estrelas brancas sob um fundo azul. Em algumas versões européias estas cores foram modificadas para vermelho e verde apenas, diminuindo a referência ao símbolo americano.

Existe ainda o título Paro Wars, no estilo de Advance Wars, da Nintendo. Nele, exércitos formados por personagens originais do Parodius são colocados em um campo de batalha, em um jogo de estratégia.

Os três primeiros jogos da série também foram liberados pra Celular.

Em julho de 1998, foi lançado um slot machine (Pachislot) baseado no universo de Parodius chamado Little Pirates (リトルパイレーツ, ritorupairētsu?). Mais tarde, em 2010, aparecem duas máquinas Pachislot mais: Gokuraku Parodius (極楽パロディウス, gokuraku parodeiusu?) e Gokuraku Parodius A (極楽パロディウスA, gokuraku parodeiusu A?).

Além disso, várias máquinas pachinko temático Parodius foram lançados no Japão, como CR Parodius Da em 2000, CR Saikoro Tin Douty em 2004 e CR Gokujō Parodius em mai 2006.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Lista de jogos da Konami

Ligações externas[editar | editar código-fonte]