Parque Aquático Maria Lenk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O parque aquático recebeu as provas de natação, saltos ornamentais e nado sincronizado dos Jogos Pan-americanos de 2007

O Parque Aquático Maria Lenk integra o Complexo Esportivo Cidade dos Esportes, na Barra da Tijuca, parte dos investimentos da prefeitura do Rio de Janeiro para receber as competições de natação, nado sincronizado e saltos ornamentais dos Jogos Pan-americanos de 2007. O nome do parque aquático é uma homenagem à nadadora brasileira Maria Lenk, falecida pouco menos de três meses antes de sua inauguração.

O Parque Aquático, projetado de acordo com os parâmetros e especificações estabelecidos da Federação Internacional de Natação (FINA), é parcialmente coberto e composto por uma piscina olímpica, uma piscina de aquecimento e um tanque para saltos ornamentais.

O complexo tem capacidade para receber aproximadamente oito mil pessoas. A área de construção é de 42 mil metros quadrados. As instalações esportivas também foram projetadas de acordo com as especificações exigidas para a realização dos Jogos Parapan-americanos de 2007, bem como ambientes e equipamentos preparados para receber portadores de necessidades especiais.

Passou a ser, a partir de março de 2008, a ser administrada pelo Comitê Olímpico Brasileiro,[1] que tem projetos de treinamentos para atletas olímpicos e paraolímpicos, técnicos e árbitros, além de cursos, congressos, workshops, academia de ginástica e escolinhas de natação, pólo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado. Ate o momento, no ano de 2009, o COB não realizou nenhuma atividade esportiva no local.

A falta de atividades desportivas no local vem reforçando a teoria que o complexo foi um elefante branco custeado pelos impostos estaduais do Governo do Rio de Janeiro. Entretanto, o parque, assim como as demais instalações construídas para a realização dos Jogos Pan-americanos, é um dos principais trunfos da cidade na candidatura para os Jogos Olímpicos de Verão de 2016.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Terra (18 de março de 2008). COB adquire Parque Aquático Maria Lenk. Página visitada em 30 de julho de 2009.
Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.