Parque Ecológico de Indaiatuba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parque Ecológico de Indaiatuba Prefeito Dr. Clain Ferrari
Parque Ecológico de Indaiatuba
Escultura "Garças" no segundo trecho do Parque
Localização Avenida Engº Fábio Roberto Barnabé
Tipo Público
Área 15 km
Inauguração 1992
Administração Prefeitura de Indaiatuba

O Parque Ecológico de Indaiatuba, oficialmente denominado Parque Ecológico Prefeito Dr. Clain Ferrari[1], é o mais importante parque urbano do município de Indaiatuba. A primeira etapa de sua extensão foi inaugurada em 1992. O Parque foi planejado originalmente pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake.[2][3]

O Parque margeia o Córrego Barnabé em quase toda a sua extensão.

As avenidas marginais ao Parque formam a Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé.[4]

História[editar | editar código-fonte]

No local onde está o Parque Ecológico havia uma faixa que ficava entre o centro urbano e a antiga zona rural do município, com um extenso limite com a Fazenda Santa Dulce (ou Fazenda Pau-Preto). O local era conhecido como Fundo do Vale, uma região cortada pelo Córrego do Barnabé.

Com a expansão urbana de Indaiatuba, o Fundo do Vale começou a se tornar um local insalubre pois o lixo e esgoto gerados na cidade iam parar ali e muito rapidamente práticas predatórias destruíram a vegetação ribeirinha nativa. Inundações sucessivas demonstravam cada vez mais a insalubridade da região para a população que rapidamente foi construindo suas casas nos arredores do local.

Além desses fatores, o Fundo do Vale passou a ser um obstáculo entre a região norte da cidade já desenvolvida e a sul mais carente, rapidamente povoada após o loteamento da Fazenda Engenho D'Água que deu origem ao Jardim Morada do Sol.

No final da década de 1980, a Prefeitura, na gestão de Clain Ferrari, inicia o saneamento e urbanização do Fundo do Vale. No fim da primeira parte das obras, no início da década de 1990, houve a drenagem das áreas alagadiças, a despoluição parcial do Córrego do Barnabé e a criação de lagos através de barragens, assim formando o primeiro trecho do Parque que se inicia na confluência das Avenidas Conceição e Presidente Kennedy até a Alameda João Amstalden.

Em anos posteriores, com o prolongamento das avenidas marginais do Parque e o crescente número de loteamentos surgindo às suas margens, o curso do Córrego Barnabé em direção a Zona Sul foi recebendo urbanização com a instalação de equipamentos de esporte e lazer e significativo plantio de mudas de árvores. Nestas novas etapas de urbanização não se seguiu o projeto original de Ruy Othake, descaracterizando a proposta original.

Em março de 2022 o Parque recebeu a denominação oficial de Parque Ecológico Prefeito Dr. Clain Ferrari, em homenagem ao gestor municipal que possibilitou a concepção do projeto do local dando início as suas obras e que faleceu em 31 de janeiro deste mesmo ano.

Fotografia panorâmica de trecho do Parque Ecológico e seus arredores.

Proposta Original[editar | editar código-fonte]

Segundo a proposta original do projeto as avenidas marginais do Parque não seriam cortadas por outras vias, o que não ocorre atualmente. O Parque seria um extenso eixo de aproximadamente 10 quilômetros lineares com uma área de aproximadamente 2 milhões de metros quadrados que contaria com 12 centros comunitários, viveiro de pássaros, restaurante, museu, pátio de esculturas, centro de exposição de flores, centro administrativo com Fórum, Câmara e Paço Municipal, barcos, pedalinhos, teatro de arena, lanchonete e ciclovia em todo o contorno do Parque.

A denominação original do Parque foi decretada em 1991 pelo prefeito Clain Ferrari como Parque Ecológico Presidente Fernando Collor de Mello, homenageando o presidente que disponibilizou verbas federais para as obras, mas acabou sendo revogada em 1994, devido ao impeachment de Collor do cargo de presidente da República em 1992.[5]

Atualmente dos conceitos do projeto original só existem os pedalinhos construídos no trecho denominado Parque Temático inaugurado em 2011, lanchonetes em alguns pontos do Parque e a ciclovia que foi sendo aberta gradativamente. O Paço Municipal se localiza na Marginal Direita do Parque mas não está dentro do perímetro do mesmo como constava no projeto original.

Esporte, lazer e cultura[editar | editar código-fonte]

Além das áreas verdes com bosques, lagos e jardins, estão instalados ao longo da extensão do Parque vários equipamentos e edificações destinados a prática de esportes, lazer e cultura.[2] São eles:

Ciclovia
  • Concha Acústica
  • Equipamentos de ginástica ao ar livre
  • Campos de futebol e quadras de vôlei de praia
  • Playgrounds
  • Ciclovia
  • Pista de Cooper
  • Campo de Treinamento de Rugby
  • Velódromo Municipal Joaraci Mariano de Barros com Centro de Formação de Atletas de Alto Rendimento (Ciclismo)
  • Pista de Aeromodelismo
  • Pista de Skate Profissional
  • Pista de Bicicross Oficial
  • Mirante - Deck de madeira para contemplação da paisagem e para pescadores.
  • Raia de Remo Olímpico - O prédio administrativo da raia foi construído em forma de um barco, peculiaridade esta que tornou o local um ponto turístico de destaque.
  • Parque Temático Infantil - Possui brinquedos de fibra imitando animais em tamanho gigante, quadra de tênis, quiosques de lanches e pedalinhos no lago defronte ao Parque.
  • Praça de Eventos (Praça do Lago)
  • Parque da Criança - Parque composto de playground, parque aquático destinado a crianças de 0 a 15 anos, tirolesa que atravessa o lago do Parque Ecológico no sentido do Parque Temático Infantil e lanchonete.
  • Pista de Aprendizagem Veícular

Prédios Públicos[editar | editar código-fonte]

Dentro do perímetro do Parque também se localizam prédios públicos dos setores de educação, cultura, saúde e segurança. São eles:

  • Unidade II do CEPIN – Centro de Educação Profissional de Indaiatuba da FIEC - Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura;
  • CIAEI – Centro Integrado de Atenção a Educação de Indaiatuba, sede da Secretaria de Educação do município. Em suas dependências se encontra a Sala Acrísio de Camargo, um auditório que é considerado pela população local como o teatro municipal da cidade;
  • Posto do projeto Ecobike - Programa municipal de empréstimo gratuito de bicicletas ecologicamente corretas;
  • Sede da Guarda Civil;
  • Centro Cultural Hermegenildo Pinto "Piano" (Jardim Morada do Sol);
  • DEREFIM – Departamento de Reabilitação Física e Mental da Secretaria da Saúde;
  • ETA V - Estação de Tratamento de Água do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgotos, que trata as águas do Córrego Barnabé para reforçar o abastecimento no Jardim Morada do Sol e adjacências.


Galeria de Fotos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Lei Ordinária nº 7760/2022 — Câmara Municipal de Indaiatuba». www.indaiatuba.sp.leg.br. Consultado em 26 de maio de 2022 
  2. a b Prefeitura Municipal de Indaiatuba. «Pontos Turísticos». Consultado em 7 de abril de 2017 
  3. Adriana Brumer Lourencini (26 de novembro de 2015). «Parque Ecológico: ligando de Norte a Sul». Tribuna de Indaiá. Consultado em 7 de abril de 2017 
  4. Câmara Municipal de Indaiatuba. «Lei nº 3676 de 22 de março de 1999» (PDF). Consultado em 7 de abril de 2017 
  5. Câmara Municipal de Indaiatuba. «Lei nº 3169 de 31 de agosto de 1994» (PDF). Consultado em 7 de abril de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre um parque é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.