Parque Estadual Vale do Fogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Vale do Fogo

Parques Estaduais de Nevada
O Vale do Fogo
Designação Parque estadual
Localização Overton, Nevada
Maior cidade próxima Las Vegas, Nevada
Coordenadas geográficas 36° 26′ N 114° 31′ W
Área 141 km²
Data de fundação 1935
Jurisdição Estado de Nevada

O Parque Estadual do Vale do Fogo (Valley of Fire State Park) está localizado em Nevada, nos Estados Unidos da América. Ele abrange uma área de 34.880 acres (141 km²) e foi fundado em 1935. O Vale do Fogo recebeu esse nome por causa da coloração vermelha de seu terreno arenoso, que inclui dunas e depósitos de areia cuja idade remonta à Era dos Dinossauros.

O Vale do Fogo está localizado a 80 km a noroeste de Las Vegas e eleva-se entre 610 e 790 m do nível do mar. Lá existe a Área de Recreação do Lago Mead na confluência do Rio Virgin. O solo do parque possui belas formações geológicas provocadas pela erosão e também dunas de areia, com idade de 150 milhões de anos. Podem ser vistas também rochas de xisto, calcário e conglomerados.

Desenhos pré-históricos nas rochas

Habitantes pré-históricos do vale foram os Pueblos, também conhecidos por Anasazi, que foram fazendeiros e agricultores que se fixaram no Moapa Valley. Eles viveram no local por volta de 300 a.c. a 1150 d.c. Eles também praticavam ritos religiosos e deixaram inscrições e desenhos artísticos nas rochas do parque.A entrada do parque é pela Interestadual 15 em Nevada, passando pela Reserva Indígena Moapa.

A rocha Elefante

Cenário de filmes[editar | editar código-fonte]

O Vale do Fogo foi locação de vários filmes conhecidos :

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Parque Estadual Vale do Fogo