Parque Estadual da Serra do Mar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Estadual da Serra do Mar
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Vista do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba.
Localização  São Paulo,  Brasil.
Dados
Área 315.000 hectares
Criação 10 de abril de 2004 (10 anos) pelo Geraldo Alckmin
Gestão Instituto Florestal

O Parque Estadual da Serra do Mar tem cerca de 315.000 hectares, vai da divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro até Itariri, no sul do estado paulista, e contém a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil. Porém grande parte da sua vegetação é de mata secundária e sem fauna de grande porte devido a caça intensa e corte de palmito.

É formado pelos núcleos[1] :

Com 315.000 hectares, envolvendo quinze municípios da região metropolitana de São Paulo e da Baixada Santista, Cubatão é um dos núcleos administrativos do Parque Estadual da Serra do Mar.

Durante uma avaliação ecológica rápida, utilizada para caracterizar a biodiversidade do Parque, os especialistas percorreram 21 trilhas, em 40 dias de campo. Foram registradas 373 espécies de aves, mais da metade do total existente na Mata Atlântica; 111 espécies de mamíferos (quase a metade do total), com 22 ameaçadas de extinção, principalmente os primatas. Das 1265 espécies de plantas registradas, 3 são inéditas.

A Mata Atlântica já cobriu quase toda a faixa litorânea de Norte a Sul do Brasil. Hoje, o pouco que restou está protegido em parques, reservas e estações ecológicas, conhecidas como Unidades de Conservação de uso indireto.

Em São Paulo, Unidades como o Parque Estadual da Serra do Mar, são administradas pela Secretaria do Meio Ambiente, através do Instituto Florestal ou da Fundação Florestal. A caça e corte da Içara (um tipo de palmeira) é extremamente comum em todos os núcleos do Parque. A fiscalização é exercida pela Polícia Militar Ambiental e Fundação Florestal.

Referências

  1. Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar Fundação Florestal. Visitado em 13 abr. 2012.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.