Parque Gülhane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Gülhane
Localização Istambul (Eminönü)
País  Turquia
Tipo Jardim público
Inauguração 1912 (102 anos)
Coordenadas 41° 0' 44" N 28° 58' 48" E
Parque Gülhane está localizado em: Istambul
Localização do Parque Gülhane em Istambul
Vista desde o Palácio de Topkapı do Parque Gülhane e da confluência do Bósforo e do mar de Mármara; ao fundo: Üsküdar e Kadıköy, no lado asiático
O Alay Köşkü (Quiosque ou Pavilhão da Procissão), um edifício de recreio do sultão, parte do Parque Gülhane, visto do exterior; à esquerda é visível a Sublime Porta, um dos símbolos do poder otomano.

O Parque Gülhane (em turco: Gülhane Parkı; "Parque da Casa da Rosa"; do persa Gulkhana; "Casa das Flores") é um parque urbano histórico de Istambul, Turquia, situado no antigo distrito de Eminönü, atualmente parte do distrito de Fatih. O parque é adjacente ao Palácio de Topkapı — o portão sul do parque, o qual dá também acesso aos Museus Arqueológicos de Istambul, é uma das entradas mais largas do recinto do palácio. É o mais antigo e um dos maiores parques urbanos de Istambul.[1]

O monumento romano mais antigo de Istambul, a Coluna dos Godos, encontra-se no Parque Gülhane.

História[editar | editar código-fonte]

O Parque Gülhane foi outrora parte dos jardins exteriores do Palácio de Topkapı e era basicamente um bosque. Uma secção do jardim exterior foi planeado como um parque pela municipalidade e abriu ao público em 1912. O parque tinha áreas de recreio, cafés, parques infantis e de diversões, etc. Mais tarde foi criado um pequeno jardim zoológico. A primeira estátua de Atatürk na Turquia, obra de Heinrich Krippel, foi erigida em Gülhane em 1926.

O parque sofreu grandes renovações em anos recentes. O zoo, o parque de diversões e as zonas de piquenique foram removidas, aumentando o espaço aberto. Os caminhos de passeio foram arranjados a o grande lago foi renovado num estilo moderno. Com as estruturas de cimento removidas, o parque recuperou a paisagem natural dos anos 1950, revelando árvores datadas do século XIX.

O Museu da História e Ciência no Islão está localizado nos antigos estábulos do Palácio de Topkapı, na parte mais ocidental do parque. Foi aberto em maio de 2008 pelo primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdoğan.[2] O museu apresenta 140 réplicas de invenções do século VIII ao século XVI, de áreas como astronomia, geografia, química, topografia, ótica, medicina, arquitetura, física e armamento. Quando foi inaugurado havia planos para a coleção ser expandida para 800 peças.[3]

Projetos futuros[editar | editar código-fonte]

Está previsto que os antigos quartéis que se encontram na área de Gülhane sejam convertidos num centro cultural, o qual terá uma biblioteca e uma sala de exposições e uma oficina de artesanato e de kilim (tapetes).

Notas e referências

  1. Gülhane Park (em inglês). Turkishtime. www.mymerhaba.com. Página visitada em 18 de agosto de 2011. Cópia arquivada em 18 de agosto de 2011.
  2. Prime Minister Recep Tayyip Erdogan inaugurated the Museum of the History of Islam, Science and Technology. (em inglês). www.worldbulletin.net. World Bulletin (24 de maio de 2008). Página visitada em 18 de agosto de 2011.
  3. Worthington, Tom (28 de maio de 2008). [1] (em inglês). www.tomw.net.au. Net Traveller. Página visitada em 18 de agosto de 2011. Cópia arquivada em 17 de outubro de 2009.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Gülru, Necipoğlu. Architecture, ceremonial, and power: the Topkapi Palace in the fifteenth and sixteenth centuries (em inglês). Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1992. 356 pp. ISBN 978-0262140508
  • Davis, Fanny. Palace of Topkapi in Istanbul (em inglês). Nova Iorque: Scribner, 1970. ASIN: B000NP64Z2

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Parque Gülhane