Parque Nacional Białowieża

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Floresta Białowieża
Belovezhskaya Pushcha
 *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

2005-09 Białowieski Park Narodowy 2.jpg
Floresta virginal
Critérios N (iii)
Referência 33
Coordenadas 52º 32' N 23º 23' E
Histórico de inscrição
Inscrição 1979, 1992  (? sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

O Parque Nacional Białowieża, localizado na região oriental da Polónia, na voivodia da Podláquia, perto da fronteira com a Bielorrússia, tem uma área de 10.502 ha, enquanto que a parte mais antiga é uma Reserva Integral (Rezerwat Ścisły) com 4.747 ha e encontra-se no centro da Floresta Primeva Bialowieża, que é a floresta mais natural da parte baixa da Europa.

A história do Parque data de 1921, quando foi criada uma reserva florestal (Rezerwat) que, em 1932 passou a ser o "Parque Nacional em Białowieża" (Park Narodowy w Białowieży). Em 1947 passou a ter a designação actual e é um dos mais antigos da Europa.

Em 1977, o Parque foi reconhecido pela UNESCO como uma Reserva da Biosfera e em 1979, foi incluído na lista de locais que são Património Mundial. Em 1992 o sítio de Património Mundial passou a incluir também a parte adjacente do Parque Nacional da Bielorússia (Belavejskaya Pushtcha).

Para além de ter uma flora muito rica, a Reserva Integral é uma das florestas mais bem preservadas da Europa, uma vez que não houve nela qualquer exploração desde 1921, o que levou a que, de acordo com com im inventário de 1991, se tenha calculado que a idade média das árvores seja de 126 anos e muita tenham atingido tamanhos enormes, como por exemplo, um abeto com 52 metros de altura; alguns carvalhos têm mais de quatrocentos anos.

Do ponto de vista da fauna também é interessante, uma vez que é um dos poucos lugares na Europa onde ainda existem bisontes selvagens, havendo mesmo um centro para reprodução destes mamíferos. O Parque contém um importante centro de investigação, ligado à Academia das Ciências da Polónia e à Universidade de Varsóvia, sendo ainda o editor de duas revistas científicas: "The European Bison Pedigree Book" (Livro das Linhagens de Bisontes Europeus) e "National Parks and Nature Reserves" (Parques Nacionais e Reservas da Natureza).

A Floresta Primeva Białowieża contém ainda aspectos culturais importantes, tais como vestígios de ocupação humana de tempos pré-históricos, incluindo bem conservados cemitérios. A aldeia de Białowieża ostenta um grupo de antigos carvalhos com os nomes dos reis da Lituânia e da Polónia e um monumento a comemorar a derrota do rei Augustus III da Saxónia, em 1752.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Parque Nacional Białowieża