Parque Nacional Llanganates

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Nacional Llanganates
Um dasyprocta fuliginosa, roedor típico de Llanganates
Dados
Área 219,707 ha
Criação 18 de janeiro de 1996
Coordenadas 1° 8' S 78° 14' O

O Parque Nacional Llanganates é uma área protegida no Equador, situada nas províncias de Cotopaxi, Pastaza, Tungurahua e Napo. O nome "llanganates" supostamente vem de "montanha bonita" na língua quíchua. A montanha, chamada de forma semelhante, Cerro Hermoso, que também significa "montanha bonita" em espanhol, está localizada no parque nacional. O parque é conhecido pelo "tesouro de Llanganatis".

O parque pode ser acessado por diversas direções, mas os visitantes veem costumeiramente pelos cantões e cidades de Salcedo, Patate, Pillaro, Baños e Río Verde.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

O parque é dividido em duas zonas ecológicas, a zona ocidental e a zona oriental. A zona ocidental está localizada no páramo andino, bem acima da zona oriental. Na zona ocidental, os visitantes encontram uma paisagem de picos montanhosos e profundos vales. A região é habitada principalmente por camelídeos da América do Sul, como as vicunhas, lhamas e alpacas.

A zona oriental está localizada nos flancos orientais dos Andes. Os visitantes encontram uma rica diversidade de plantas e animais entre as florestas fechadas da alta Amazônia. Esta região é praticamente inacessível, e as excursões para esta região são realizadas costumeiramente a pé. O grande número de rios, cujas nascentes se encontram nos Andes, dificultam ainda mais a exploração turística da região.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Equador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.