Parque Nacional Vulcão Arenal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde setembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Parque Nacional Vulcão Arenal
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Vulcão Arenal visto de Monteverde
Localização Costa Rica
Dados
Área 121,24  ha
Criação 6 de novembro de 1991
Gestão SINAC
Coordenadas 10° 27' 47" N 84° 42' 11" O
Parque Nacional Vulcão Arenal está localizado em: Costa Rica
Parque Nacional Vulcão Arenal

Parque Nacional Vulcão Arenal (Espanhol:Parque Nacional Volcán Arenal) é um parque nacional da Costa Rica na parte central do país, formando a Área de Conservação Arenal-Tempisque (ACA-T). O parque abriga o Vulcão Arenal, o mais ativo do país, que anteriormente se acreditava estar dormente, até uma grande erupção em 1968. É vizinho ao Lago Arenal, que possui o maior projeto hidroelétrico do país.

O parque também contempla um segundo vulcão, o Chato, cuja cratera possui uma lagoa. É também chamado de Cerro Chato e está inativo por pelo menos 3500 anos - coincidentemente desde a criação e crescimento do Vulcão Arenal. O parque ainda possui acomodações como o Alojamento do Observatório Arenal e também o Museu do Vulcanismo, assim como uma estação de guarda florestal.

O parque se estende por 2,040 km² dentro da Área de Conservação Arenal-Tempisque, protegendo 8 das 12 zonas de vida e 16 rservas protegidas entre as cordilheiras de Guanacaste e Tilarán, além do Lago Arenal. O parque é mais acessado pela La Fortuna, mas também é facilmente acessado via Tilarán e o norte da baía do Lago Arenal.

Veja também[editar | editar código-fonte]