Parque Nacional Vulcão Arenal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde setembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Parque Nacional Vulcão Arenal
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Vulcão Arenal visto de Monteverde
Localização Costa Rica
Dados
Área 121,24  ha
Criação 6 de novembro de 1991
Gestão SINAC
Coordenadas 10° 27' 47" N 84° 42' 11" O
Parque Nacional Vulcão Arenal está localizado em: Costa Rica
Parque Nacional Vulcão Arenal

Parque Nacional Vulcão Arenal (Espanhol:Parque Nacional Volcán Arenal) é um parque nacional da Costa Rica na parte central do país, formando a Área de Conservação Arenal-Tempisque (ACA-T). O parque abriga o Vulcão Arenal, o mais ativo do país, que anteriormente se acreditava estar dormente, até uma grande erupção em 1968. É vizinho ao Lago Arenal, que possui o maior projeto hidroelétrico do país.

O parque também contempla um segundo vulcão, o Chato, cuja cratera possui uma lagoa. É também chamado de Cerro Chato e está inativo por pelo menos 3500 anos - coincidentemente desde a criação e crescimento do Vulcão Arenal. O parque ainda possui acomodações como o Alojamento do Observatório Arenal e também o Museu do Vulcanismo, assim como uma estação de guarda florestal.

O parque se estende por 2,040 km² dentro da Área de Conservação Arenal-Tempisque, protegendo 8 das 12 zonas de vida e 16 rservas protegidas entre as cordilheiras de Guanacaste e Tilarán, além do Lago Arenal. O parque é mais acessado pela La Fortuna, mas também é facilmente acessado via Tilarán e o norte da baía do Lago Arenal.

Veja também[editar | editar código-fonte]