Parque Nacional da Chapada Diamantina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Parque Nacional da Chapada Diamantina
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Vista do morro Pai Inácio
Localização Bahia, Brasil
Dados
Criação 1985
Gestão ICMBio
Localização do PNCD no Brasil e Bahia.jpg

Localização do parque nacional no Brasil.
Coordenadas 12° 52' 49" S 41° 22' 20" O
Parque Nacional da Chapada Diamantina está localizado em: Brasil
Parque Nacional da Chapada Diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é um parque nacional do Brasil. Foi criado em 1985 através de Decreto Federal, com uma área de 152 000 ha na região da Chapada Diamantina, distribuídos pelos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. Localiza-se entre as coordenadas geográficas 41º35’-41º15’ de Longitude Oeste e 12º25’-13º20’ de Latitude Sul. O turismo ecológico consciente dá à Chapada as melhores características de um pólo de lazer que preserva a natureza.

Apresenta relevo acidentado, com grutas e cavernas, cânions e rios. A Gruta da Lapa Doce, com 24 quilômetros, é a quinta maior caverna do Brasil. Algumas grutas apresentam pinturas rupestres ainda pouco estudadas.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Leite, M. (2007): Brasil, Paisagens Naturais. São Paulo: Editora Ática. ISBN 978850810863-3
Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.