Parque Nacional da Serra do Itajaí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Parque Nacional da Serra do Itajaí
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Localização Vale do Itajaí, SC, Brasil
Dados
Área 57 374 ha
Criação 4 de junho de 2004[1]
Gestão ICMBio
Coordenadas 27° 4' 60" S 49° 7' O{{#coordinates:}}: latitude inválida
Parque Nacional da Serra do Itajaí está localizado em: Brasil
Parque Nacional da Serra do Itajaí

O parque nacional da Serra do Itajaí é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no estado de Santa Catarina, com território distribuído através dos municípios de Ascurra, Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Serra do Itajaí foi criado através de Decreto Federal, emitido pela Presidência da República em 4 de junho de 2004 e publicado no Diário Oficial da União em 7 de junho de 2004, com uma área de 57 374 ha. O Decreto Federal de 20 de fevereiro de 2006 veio revisar os limites do parque.[2] A administração do parque cabe atualmente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).[1]

Caracterização da área[editar | editar código-fonte]

O parque nacional da Serra do Itajaí (PARNA da Serra do Itajaí) situa-se inteiramente no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, abrangendo uma área de 57 374 ha de Mata Atlântica, distribuídos em nove municípios: Blumenau, com 17,32 % da área, Indaial, com 32,30 % da área, Apiúna, com 17,50 % da área, Ascurra, com 0,09 % da área, Presidente Nereu, com 8,55 % da área, Vidal Ramos, com 2,13 % da área, Botuverá, com 10,86 % da área, Guabiruba, com 9,11 % da área, e Gaspar, com 2,12 % da área.

Limita-se ao sul com o rio Itajaí-mirim, os municípios de Botuverá, Presidente Nereu e Vidal Ramos, com reentrância nas comunidades Lageado Alto e Lageado Baixo, no município de Botuverá; a oeste com os ribeirões Neise e Jundiá, no município de Apiúna; a leste com a serra da Sibéria, nos municípios de Gaspar e Guabiruba; e a norte com o ribeirão Encano, no município de Indaial, tendo uma reentrância na comunidade Nova Rússia, no município de Blumenau.

O PARNA da Serra do Itajaí está inserido na bacia hidrográfica do rio Itajaí, localizada na porção nordeste do estado de Santa Catarina. O PARNA da Serra do Itajaí abrange uma importante área da bacia, já que este abriga as nascentes dos principais ribeirões que abastecem os nove municípios nos quais ele está inserido.

O PARNA da Serra do Itajaí encampa uma área representativa do bioma da Floresta Atlântica, abrangendo formações de floresta ombrófila densa submontana, montana alto montana. O PARNA da Serra do Itajaí representa 0,05 % da área total original do bioma Mata Atlântica no Brasil e 0,55 % da área remanescente de Mata Atlântica. É um dos três grandes fragmentos florestais ainda existentes em Santa Catarina, situando-se geograficamente entre o parque estadual da Serra do Tabuleiro, ao sul, e a serra da Dona Francisca, ao norte. A área do PARNA da Serra do Itajaí representa 2,5 % dos remanescentes de floresta atlântica de Santa Catarina , além de se tratar da segunda maior unidade de conservação de proteção integral da natureza no sul do Brasil.

Galeria de fotos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Parque nacional da Serra do Itajaí. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente. Página visitada em 23 de novembro de 2012.
  2. DECRETO DE 20 DE FEVEREIRO DE 2006 Presidência da República - Casa Civil- Subchefia para Assuntos Jurídicos (20 de fevereiro de 2006). Visitado em 23 de novembro de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.