Parque Nacional Banff

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Parque Nacional de Banff)
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Parques Canadianos das Montanhas Rochosas: Parque Nacional Jasper, Parque Nacional Kootenay, Parque Nacional de Banff, Parque Nacional Yoho *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Lake Minnewanka 11092005.jpg
Vista do Lago Minnewanka no Parque Nacional de Banff
País Canadá
Critérios (vii)(viii)
Referência 304
Coordenadas 51° 10′ N 115° 33′ W
Histórico de inscrição
Inscrição 1984  (8ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

O Parque Nacional Banff está localizado nas Montanhas Rochosas canadense, na província de Alberta, e situa-se numa faixa de 120-200 quilômetros ao oeste de Calgary. O parque cobre uma área de 6.641 km² e contém mais de 1.600 quilômetros de trilhas. No próprio parque está localizado o município de Banff.

O Parque de Banff foi o primeiro parque nacional do Canadá e hoje é um dos principais centros turísticos do país, atraindo mais de 4,5 milhões de visitantes por ano,[carece de fontes?] os quais encontram nele paisagens e várias opções de lazer, como fontes termais, montanhismo, campinismo, trekking, golfe e esqui (alpino e nórdico).

No parque vivem inúmeros animais selvagens como ursos pardos e negros, alces, veados, Suçuaranas, lobos, carneiros selvagens, caribus, renas, coiotes, linces, marmotas, etc. Um dos problemas enfrentados pela administração do parque é justamente o atropelamentos de animais nas auto-estradas que cruzam o local.[carece de fontes?]

Antes de tornar-se um parque nacional, em 1885 Banff era uma pequena reserva com fontes termais. Seu tamanho foi aumentado e no ano de 1887 tornou-se o "Parque Nacional das Montanhas Rochosas". O nome Banff vem de uma estação ferroviária da Canadian Pacific Railway, o qual acredita-se ser originário do município escocês Banffshire.

Em 1984 o parque foi declarado patrimônio mundial pela UNESCO, juntamente com outros três parques nacionais canadenses das Montanhas Rochosas: Yoho, Jasper e Kootenay.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.