Parque Nacional de Ilha Grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Parque Nacional de Ilha Grande
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Lagoa Saraiva. Uma das mais importantes e conhecidas lagoas do Parque.
Localização  Paraná,  Mato Grosso do Sul,  Brasil.
Dados
Área 78 875 ha[1]
Criação 30 de setembro de 1997[2]
Gestão ICMBio[3]
Coordenadas 23° 44' S 54° O
Parque Nacional de Ilha Grande está localizado em: Brasil
Parque Nacional de Ilha Grande

O Parque Nacional de Ilha Grande é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Seu território abrange as Ilhas Grande, Peruzzi, do Pavão e Bandeirantes, no rio Paraná, dividindo-se pelos municípios de Alto Paraíso, Altônia, Guaíra, Icaraíma e São Jorge do Patrocínio, no Paraná, e de Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo e Naviraí, no Mato Grosso do Sul.[2] [3]

Histórico[editar | editar código-fonte]

O Parque Nacional de Ilha Grande foi criado através do decreto sem número emitido pela Presidência da República em 30 de setembro de 1997.[2] Atualmente a administração do parque cabe ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Caracterizacão da área[editar | editar código-fonte]

O Parque Nacional de Ilha Grande é formado por inúmeras praias, muitas delas são rotas de aves migratórias

O parque, com seus 78 875 ha de área, encampa todas as ilhas e ilhotas desde o Reservatório de Itaipu e a foz do rio Piquiri até a foz dos rios Amambai e Ivaí, no rio Paraná, dentre as quais as maiores são as ilhas Grande, Peruzzi, do Pavão e Bandeirantes. A área do parque também inclui as várzeas e planícies de inundação, situadas às margens do rio Paraná, as águas lacustres e lagunares e seu entorno e o Paredão das Araras. As águas fluviais destinadas à navegação não fazem parte do Parque Nacional de Ilha Grande.[1] [2]

Ilha Grande protege sítios arqueológicos de alta relevância. Sabe-se que o local outrora foi habitado por índios Guaranis e Xetás.[carece de fontes?]

Turismo e atrações locais[editar | editar código-fonte]

O parque é aberto gratuitamente ao público para visitas durante todos os dias da semana. O parque, em diversos locais, possui prainhas, local de lazer, onde pode-se até nadar nas margens do Rio Paraná. Outra opção é o passeio de barco no Rio Paraná, passando por diversas localidades da Ilha Grande.

Fauna e vegetação[editar | editar código-fonte]

Ilha Grande encontra-se numa transição entre cerrado(característica do Pantanal)e a Floresta estacional. Já a fauna possui várias espécies endêmicas e/ou ameaçadas de extinção. Dentre a fauna terrestre foram registradas espécies como o cervo-do-pantanal (Blastocelus Dichotomus), o jacaré-do-papo-amarelo (Caiman Latorostris), a onça-pintada (panthera onça), a anta (Tapirus terestris) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophata trydoctyla). Da fauna aquática podemos citar: pintado (Pseudoplatystoma corruscans), jaú (paulicea luetkeni), armado (Pterodoras granulosos), dourado (salminus maxillosus), pacu (piractus mesopotamicus); e da avifauna cita-se: jaburu (Jabiru mycteria), jaó (Cryptrellus undulatus), mutum (Crax fasciolata), colhereiro-americano (Platalea ajaja) e jacanâ (Jacana jacana).

Referências

  1. a b Parna de Ilha Grande Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Visitado em 25 de janeiro de 2012.
  2. a b c d DECRETO DE 30 DE SETEMBRO DE 1997 Presidência da República - Casa Civil- Subchefia para Assuntos Jurídicos (30 de setembro de 1997). Visitado em 25 de janeiro de 2012.
  3. a b PARQUE NACIONAL DE ILHA GRANDE Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (25 de janeiro de 2012). Visitado em 25 de janeiro de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.