Parque Nacional de lona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Nacional de Iona
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Rinoceronte-negro um dos animais do parque
Localização Namibe,  Angola
Dados
Área 15.150 km² (1515 mil hectares)
Criação 1964

O Parque Nacional de Iona é um Parque Nacional angolano, localizado no Namibe. Ocupa uma área de 15.150 Km².

Geografia[editar | editar código-fonte]

O Parque Nacional de Iona estende-se desde as dunas de areia junto ao Oceano Atlântico, até às montanhas Tchamalinde, ao Leste do mesmo. O centro do Parque é constituído por planícies abertas. A pluviosidade média anual varia entre 100mm a 500mm, aumentando à medida que nos afastamos do mar. Existem trinta e uma fontes naturais dentro do Parque.

História[editar | editar código-fonte]

O Parque Nacional de Iona fõi estabelecido como Reserva de Caça em 1937 e transformado em parque nacional em 1964. Em 2001 começou a receber visitantes, em viagens organizadas a partir da Namíbia.

Antes da independência de Angola e a Guerra Civil Angolana, Iona era um "paraíso animal, rico em caça grossa". No entanto, a caça ilegal e a destruição das infra-estruturas têm causado danos consideráveis ao parque.

Este parque é para ser incluído na Área de Conservação Transfronteiriça Costeira Iona - Skeleton.

Biosfera[editar | editar código-fonte]

Existem três tipos de vegetação: anharas, dunas com arbustos e planície de savana com pequenos arbustos. Abunda a Welwitschia, planta que pode atingir mais de mil anos de vida. O parque também é conhecido por flora única e incríveis formações rochosas.

O antílope emblemático do Parque é a palanca negra gigante (Hippotragus niger), praticamente extinta, mas existem outros mamíferos como o elefante, leão, rinoceronte negro, onça, hiena, guelengu e várias espécies de zebras.


Ligações Externas[editar | editar código-fonte]