Parque Natural de Arribas do Douro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arribas do Douro
Fermoselle, Los Arribes.jpg
Comunidade Autónoma Castela e Leão
Províncias Salamanca e Zamora
Área 106.105 ha
População 17.251 hab. (INE 2007)

O Parque Natural de Arribas do Douro é uma àrea verde protegida situada as orlas do rio Douro no trecho fronteiriço entre Espanha e Portugal. Faz parte da rede de Parques Naturais de Castela e Leão e no lado português corresponde-se com o Parque Natural do Douro Internacional.

A denominação de Arribas aplica-se localmente à geografia dos rios Águeda, Douro, Esla, Huebra, Tormes e Uces.

Introdução[editar | editar código-fonte]

A característica mais destacada desta àrea verde é a grandiosidade paisagística de seus escarpados vales. Um espetacular palco natural artisticamente lavrado pelos cursos de água que percorrem suas fecundas terras. Morfologicamente está caracterizada por paisagens graníticas, com grandes desniveles, pelos que escorre encaixotado o Douro e seus afluentes.

No plano socioeconômico é uma região em processo de despovoamento e forte envelhecimento com escassez de infra-estruturas. Nos últimos anos, o incipiente desenvolvimento turístico motivado principalmente pela beleza paisagística e o comércio minorista multinacional, mobilizou os investimentos na zona, possibilitado a recuperação e manutenção do habitat natural, potenciando as tradições socioculturais e promovendo a sostenibilidad e o respeito pelo meio ambiente.

Atrás anos de reivindicaçãoes, o 11 de maio de 1998 reconhecia-se-lhe à zona portuguesa a declaração de parque natural baixo o nome de Parque Natural do Douro Internacional ainda por parte espanhola não seria até o 11 de abril de 2002 quando a Junta de Castela e Leão incorporasse este lugar a sua rede de àreas verdes potegidas baixo o nome de Parque Natural Arribes do Douro com o objectivo de conservar e proteger seus recursos naturais, preservando seu biodiversidade e mantendo a dinâmica e estrutura de suas ecossistemas.

Municípios[editar | editar código-fonte]

O Parque Natural de Arribas do Douro compreende 37 municípios:

Ícone de esboço Este artigo sobre um parque é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.