Parque Termal do Peso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Termas de Melgaco.JPG
Termas Peso 2.jpg
Agua de Melgaco.jpg

Localizada num dos mais belos recantos do Norte português, o Parque Termal do Peso ou Estância Termal de Melgaço situa-se na freguesia de Paderne, lugar do Peso, entre Monção e Melgaço - Fronteira de S. Gregório.

A história documentada das Termas foi iniciada com o primeiro registo no município de Melgaço em 1884. Em 1885, engarrafaram-se as primeiras águas, tendo Adriano Cândido Moreira solicitado, quatro anos depois, licença para a sua aplicação terapêutica.

A água é mineralizada, gasocarbónica, bicarbonatada, cálcica/magnesiana e ferruginosa, com uma temperatura de 15°C e pH de 6.

As termas de Melgaço estão indicadas no tratamento da diabetes de maturidade e hipercolesterolemia.

Actualmente a exploração e engarrafamento de água é propriedade da Unicer que em 2007 engarrafou 116 mil litros de água, dos quais perto de um terço seguiu para exportação.

Actualidade[editar | editar código-fonte]

A 24 de Setembro de 2009, a Câmara Municipal de Melgaço e a Unicer, através da empresa VMPS – Águas e Turismo, S.A., celebraram um Protocolo de Colaboração que visa a reabilitação e a reabertura da Estância Termal do Melgaço.

No acordo, o Município de Melgaço ficou responsável pela gestão do parque termal até 2035 com possível prorrogação até 2045.

No Verão de 2010 os espaços exteriores já estiveram em processo de melhoria e com funcionamento de um café.

Em Janeiro de 2011 foi constituída a empresa "Cura Aquae - Termas de Melgaço E. M.", com 51 % do capital do município de Melgaço e o grupo de construção Casais, para a recuperação das termas.

A fonte número 2 deverá ser transformada em museu termal. O balneário, actualmente em ruínas, deverá ser recuperado, mantendo a traça que o caracteriza, e a construção de uma piscina, alimentada pelas águas minerais.

O objectivo é em Janeiro de 2013 entrar em funcionamento o SPA termal do Peso.

A Unicer, por seu lado, mantém a exploração da unidade fabril, a concessão de exploração, captação e engarrafamento das águas minerais naturais gasocarbónicas de Melgaço, bem como a propriedade de todos os bens imóveis aí existentes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Parque Termal do Peso
Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.