Parque da Cidade do Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque da Cidade do Porto
Localização Porto
País Portugal
Tipo Público
Área 83 ha
Paisagista Sidónio Pardal
Inauguração 1993
Administração Câmara Municipal do Porto
Coordenadas 41° 10' 7" N 8° 40' 42" O
Parque da Cidade do Porto está localizado em: Porto
Parque da Cidade do Porto

O Parque da Cidade do Porto, da autoria do arquitecto paisagista Sidónio Pardal, é o maior parque urbano do país, ocupando um total de 83 hectares e cerca de 10 km de caminhos.

O parque é uma paisagem sofisticadamente arquitectada, com lagos, flora e fauna variada, integrada no tecido da cidade. A modelação do terreno, os elementos de pedra e o arvoredo criam interioridades particularmente aprazíveis onde o visitante não percebe que está numa área densamente povoada.

Equipamentos Complementares[editar | editar código-fonte]

Pavilhão da água[editar | editar código-fonte]

O Pavilhão da Água foi um dos pavilhões temáticos existentes na Expo 98. Foi instalado no Parque da Cidade no Porto após o encerramento da exposição. Este edifício da propriedade da Câmara Municipal do Porto é gerido pela Fundação Ciência e Desenvolvimento.

Encontra-se aberto ao público no Parque da Cidade desde 28 de Dezembro de 2002. O Edifício, da autoria dos arquitectos Alexandre Burmester e José Carlos Gonçalves, foi projectado de forma a criar a ilusão de que está suspenso no ar e pensado para ser visitado de forma lúdica e cientifica.

O Pavilhão da Água encontra-se junto à entrada norte, na Estrada Interior da Circunvalação.

Sea Life Center[editar | editar código-fonte]

Em 18 de Junho de 2009 abriu no parque, junto à Rotunda do Castelo do Queijo, um aquário privado de acesso público, denominado Sea Life Center.

Queimódromo[editar | editar código-fonte]

A zona do parque conhecida como o Queimódromo, é um recinto adjacente ao parque da cidade, onde se realizam eventos esporádicos. O espaço albergou a Feira Popular do Porto até ao seu encerramento, e actualmente é utilizado para a realização da Queima das Fitas da Federação Académica do Porto, e serve também de apoio ao Circuito Urbano da Boavista.

Projectos futuros[editar | editar código-fonte]

Alargamento[editar | editar código-fonte]

Está em estudo o alargamento para Matosinhos e a união com o Parque Real, passando por baixo da Circunvalação. A estrada continuará à cota actual.

O Parque Real, situado na fronteira das freguesias de Matosinhos e da Senhora da Hora, também será alargado com a despoluição e requalificação das margens da ribeira da Riguinha.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Parque da Cidade do Porto
Ícone de esboço Este artigo sobre Espaços Verdes, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.