Parque da Paz de Nagasaki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque da Paz de Nagazaki
Monumento doado pela cidade de Saint Paul ao parque.
Coordenadas 32° 46′ N 129° 51′ E
Localização Nagasaki
País  Japão
Inauguração 01 de abril de 1955
Uma das esculturas doadas ao parque.

Parque da Paz de Nagasaki é um parque localizado em Nagasaki em memória ao bombardeamento nuclear da cidade em 09 de agosto de 1945 durante a Segunda Guerra Mundial. O parque fica próximo ao Museu da Bomba Atômica de Nagasaki e Salão Memorial Nacional da Paz de Nagasaki.

História[editar | editar código-fonte]

Construído em 1955 próximo ao hipocentro da explosão, onde ainda é possível ver as ruínas da Catedral Urakami, que era a maior igreja localizada no leste da Ásia na época. Ao norte do parque fica a escultura de Seibo Kitamura, com cerca de 10 metros de altura. A mão direita da estátua aponta ao céu em lembrança da ameaça nuclear enquanto que a esquerda permanece estendida simbolizando a paz. A face calma simboliza a graça divina e seus olhos semi-cerrados oferecem uma prece as almas das vítimas da bomba. A perna direita dobrada e a esquerda estendida significam a meditação e a iniciativa de juntar forças e salvar as pessoas do mundo. Em frente a estátua está um cofre de mármore preto com os nomes da vítimas e dos sobreviventes que morreram nos anos seguintes.[1]

Placa[editar | editar código-fonte]

Uma placa colocada próximo ao hipocentro informam os seguintes relatos e estatísticas da dano causado no dia.

Em 9 de Agosto de 1945, às 11:02 uma bomba atômica explodiu 500 metros acima deste ponto. O monolito negro marca o hipocentro.
A rajada forte de vento, os raios de calor atingindo milhares de graus e a radiação mortal gerados pelo impacto da explosão, queimaram e mataram tudo ao redor, reduzindo toda esta área a um campo estéril de entulho.
Cerca de um terço da Cidade de Nagasaki foi destruída e 150.000 pessoas morreram ou foram feridas e dizia-se na época que esta área seria desprovida de vegetação por 75 anos. Hoje, o hipocentro permanece como um parque internacional da paz e como um símbolo pelo anseio da harmonia mundial.
DANO CAUSADO PELA EXPLOSÃO DA BOMBA ATÔMICA
1. Campo Aberto: 6.7 milhões de metros quadrados
2. Casas danificadas:
Completamente queimadas: 11.574
Completamente destruídas: 1.326
Gravemente danificadas: 5.509
Total de estruturas danificadas: 18.409
3. Vítimas:
Mortas: 73.884
Feridas: 74.909
Total: 148.793

(Um grande número de pessoas morreram nos anos seguintes devido aos efeitos do envenenamento radioativo.)

Cerimônia Memorial da Paz[editar | editar código-fonte]

Fonte da Paz no Parque da Paz de Nagasaki, com a Estátua da Paz ao fundo.

Todos os anos, em 9 de agosto, data do bombardeamento, acontece a Cerimônia Memorial da Paz em frente a Estátua da Paz e o prefeitode Nagasaki faz uma declaração de paz ao mundo.[1]

Construída em agosto de 1969 e localizado ao sul do parque está a Fonte da Paz, como uma prece as almas de várias vítimas da bomba atômica que morreram em procura por água, servindo também como um dedicatória a paz mundial. Linhas de uma poema de uma garota chamada Sachiko Yamaguchi, que tinha 9 anos na época do bombardeio estão gravadas numa placa de pedra negra em frente a fonte, com os dizeres:

Eu estava com uma sede insuportável. Havia algo oleoso na superfície da água, mas eu a queria tanto que bebi assim mesmo.

Zona dos Símbolos da Paz[editar | editar código-fonte]

Em 1978 a cidade de Nagazaki estabeleceu a "Zona dos Símbolos da Paz" em ambos os lados do parque e convidou países de todo o mundo a fazerem sua contribuição. Os seguintes monumentos podem ser vistos no parque:

Referências

  1. a b A place of prayers for world peace and the souls of the atomic bomb victims (em inglês). Página visitada em 15 de junho de 2013.
  2. Joy of Life (1975) (em inglês). Página visitada em 15 de junho de 2013.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Parque da Paz de Nagasaki