Parque de Santa Catarina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parque de Santa Catarina
Parque de Santa Catarina
Parque de Santa Catarina.
Localização Funchal,  Madeira
País Portugal Portugal
Tipo parque urbano
Área 36 000 m²
Inauguração 1966

O Parque de Santa Catarina localiza-se na cidade do Funchal e possui uma área de 36 000 m². É um dos parques mais importantes da cidade, sendo utilizado não só para simples passeios, mas também como local de manifestações, celebrações populares (como a do Dia do Trabalhador) ou para a realização de eventos, como exposições sobre animais ou festivais de música.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1837 a Câmara Municipal do Funchal, dando cumprindo as disposições do Decreto de 21 de Setembro de 1835 - que estabelecia a obrigatoriedade das câmaras terem um cemitério público - , adquiriu uma parcela de terreno em parte da área hoje ocupada pelo parque para criar um cemitério. O Cemitério de Nossa Senhora das Angústias ali funcionou até 1939, ano em que se começou a transferência para São Martinho, onde atualmente se encontra o cemitério da cidade. Em 1946 a câmara comprou uma segunda parcela de terreno; nessa altura iniciaram obras de estruturação do parque, com a junção das duas parcelas, tendo as obras sido concluídas em 1966.

Património[editar | editar código-fonte]

No Parque de Santa Catarina é possível encontrar várias esculturas, assim como uma capela.

Localizada na parte mais baixa do parque, a Capela de Santa Catarina data de 1425, tendo a sua construção sido ordenada por D. Constança, esposa de João Gonçalves Zarco, um dos "descobridores" da Madeira.

No que diz respeito às esculturas, a mais conhecida é a do "Semeador", que se encontra junto ao lago artificial e cuja autoria é de Felipe? Smith?. Esta obra foi criada em 1924, tendo sido exposta pela primeira vez no "Salon" de Paris. Outras esculturas existentes no parque são a do Infante D. Henrique, a de Cristóvão Colombo, a do Trabalhador Madeirense e o Torso de Mulher. Para além disso, existe um monumento dedicado ao Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Parque de Santa Catarina