Parque dos Atletas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque dos Atletas
Nomes
Apelido A Nova Cidade do Rock
Características
Local Rio de Janeiro, RJ
Gramado Artificial
Capacidade 85.000
Construção
Data 2010 a 2011
Inauguração
Data 09 de setembro de 2011
Recordes
Público recorde 100.000
Outras informações
Proprietário Prefeitura do Rio de Janeiro

Parque dos Atletas, também conhecido como Parque Olímpico Cidade do Rock, é um local no limite da Barra da Tijuca com uma área de 150 mil metros quadrados permanentemente mantido para lazer da população e para sediar eventos de grande porte, até então sem local na cidade.[1]

O local foi construído no fim de 2010 para servir como um espaço de lazer para os competidores durante as Olimpíadas de 2016 pela prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com o empresário Roberto Medina, presidente da Artplan. Em apenas dez meses, o local foi usado para sediar o festival Rock in Rio, em setembro de 2011 por um período de cinco anos.

A urgência para a construção do local foi a falta de locais para a realização de eventos de grande porte na cidade do Rio de Janeiro, esses tipos de eventos eram realizados no estádio Mário Filho ou no Stadium Rio. Graças a reforma dos ambos estádios, havia a urgência de se achar uma nova área na cidade com fácil acesso para sediar os grandes eventos.

A nova cidade do Rock fica localizada no limite da Barra da Tijuca com Camorim e Jacarepaguá, na Zona Oeste. Na mesma avenida do Centro de Convenções do Rio e da Vila Olímpica - os principais clusters dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.

Além do Rock in Rio 2011, já foram confirmadas duas edições do evento a serem realizadas no parque, em 2013 e 2015; porém a atual capacidade de 85 mil expectadores tem sido criticada pelo empresário Eike Batista (dono de 45% das ações do festival) em comparação a capacidade de 250 mil no local anterior. E também há planos do governo municipal de instalar uma roda-gigante fixa no local.

O Parque possui ainda quadras de tênis, muros de escalada, parque infantil, ringue de patinação, e academias de ginástica para públicos de todas as idades, além de vestiários com chuveiros e uma pista de 1.420 metros para bicicletas, caminhadas e corridas.

Durante os Jogos de 2016, o Parque dos Atletas funcionará como área de lazer para as delegações que participarão das competições e que estarão hospedadas na Vila dos Atletas, que está sendo construída em um terreno em frente. Uma rampa será construída para ligar a vila ao parque, permitindo que os competidores tenham acesso exclusivo ao local.[2]

Eventos Sediados[editar | editar código-fonte]

Referências