Parque estadual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Parques Estaduais)
Parque Ecológico do Cocó, um dos maiores parques urbanos da América do Sul e a mais importante área verde e de preservação da cidade de Fortaleza.

No Brasil, parque estadual é a denominação dada às unidades de conservação de proteção integral da natureza pertencentes à categoria "parque nacional" do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, quando criadas na esfera administrativa estadual.[1] A administração dos parques estaduais fica a cargo do órgão estadual responsável, que varia de acordo com a unidade federativa. Até outubro de 2020, o Brasil registra 222 parques estaduais e 1 parque distrital, caracterizado como parque estadual no registro, no seu Cadastro Nacional de Unidades de Conservação.[2]

Os Estados Unidos e o México também contam com um sistema de parques estaduais. Existem, aproximadamente, 3 675 parques estaduais (state parks) nos Estados Unidos.

Os parques estaduais são áreas protegidas de categoria II (parques nacionais), definida pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «LEI No 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000». Presidência da República - Casa Civil- Subchefia para Assuntos Jurídicos. 18 de julho de 2000. Consultado em 1 de janeiro de 2012 
  2. «Cadastro Nacional de Unidades de Conservação». sistemas.mma.gov.br. Consultado em 3 de outubro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre Ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.