Parsec

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
1 parsec =
Unidades SI
30.857×10^12 km 30.857×10^15 m
Unidade astronômica
206.26×10^3 AU 3,26156 ly
EUA habitual / Unidade imperial
19.174×10^12 mi 101.24×10^15 ft

O Parsec (símbolo: pc) é uma unidade de distância usada em trabalhos científicos de astronomia para representar distâncias estelares. Equivale à distância de um objeto cuja paralaxe anual média vale um segundo de arco (1").[1] Devido à definição da paralaxe anual, o parsec também pode ser entendido como a distância à qual se deveria situar um observador para ver uma unidade astronómica (UA) -- equivalente à distância da Terra ao Sol -- sob o ângulo de um segundo de arco.

A palavra parsec surgiu da contração das palavras "paralax" (paralaxe) e "second" (segundo). A palavra surgiu pela primeira vez em um artigo astronômico em 1913, numa nota de rodapé, na qual Frank Dyson expressa preocupação em adotar um nome para representar a distância das estrelas a partir de suas paralaxes. Dyson sugere o nome astron, mas informa que Carl Charlier propôs o termo siriômetro e que Herbert Hall Turner sugeriu parsec, que acabou por se tornar o nome da unidade.

Uma vez que o método de paralaxe é a técnica fundamental para a calibração de distâncias astronômicas, o parsec é a unidade de distância mais usada em publicações astronômicas profissionais. A vantagem de seu uso deve-se a que a distância (d) de uma estrela, em parsecs, pode ser diretamente obtida da paralaxe (\pi) por meio da fórmula: (d=1/\pi). Artigos de divulgação científica e jornais, contudo, preferem usar uma unidade mais intuitiva: o ano-luz.

Conversão em unidades mais usuais[editar | editar código-fonte]

Um parsec é equivalente a:

Unidades múltiplas do parsec[editar | editar código-fonte]

Um quiloparsec, abreviado como kpc, vale mil parsecs. Um megaparsec, abreviado como Mpc, vale um milhão de parsecs e Gpc um bilhão de parsecs. Quiloparsecs e Megaparsecs costumam ser usados para representar distâncias galácticas e Gigaparsecs extragalácticas.

Como calcular o valor de um parsec[editar | editar código-fonte]

Parsec (1).png

No diagrama acima (fora de escala), S representa o Sol, e E representa a Terra em um ponto de sua órbita. D é um objeto à distância de um parsec do Sol. Por definição, o ângulo D vale um segundo de arco e a distância ES vale uma unidade astronômica. Por trigonometria, a distância SD vale

SD = \frac{\mathrm{ES}}{\tan 1^{\prime\prime}} \approx \frac{\mathrm{ES}}{1^{\prime\prime}} = \frac{360 \times 60 \times 60}{2 \pi} \, \mbox{AU} \approx 206.264,8 \mbox{ AU}.

Uma unidade astronômica (em inglês, AU) vale aproximadamente 1.49598×108 km, então

 1 \mbox{ pc} = 206 265 \times 1,49598 \times 10^{11} \mbox{ m} = 3,08568 \times 10^{16} \mbox{ m} \,.

Referências

  1. BOCZKO, Roberto. Conceitos de Astronomia. São Paulo: Edgard Blücher, 1984. p. 232-235.

Ver também[editar | editar código-fonte]