Partida compensadora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A partida compensadora ou chave compensadora é utilizada para partidas sob cargas de motores de indução trifásicos com rotor em curto-circuito, onde a chave estrela-triângulo é inadequada. A norma prevê a utilização desta chave para motores, cuja potência seja maior ou igual a 15 CV. Esta chave reduz a corrente de arranque, evitando sobrecarregar a linha de alimentação. Deixa, porém, o motor com conjugado suficiente para a partida.

A tensão na chave compensadora é reduzida através de um autotransformador trifásico que possui geralmente taps de 50%, 65 % e 80% da tensão nominal.

Durante a partida alimenta-se com a tensão nominal o primário do autotransformador trifásico conectado em estrela e do seu secundário é retirada à alimentação para o circuito do estator do motor.

A passagem para o regime permanente faz-se desligando o autotransformador do circuito e conectando diretamente a rede de alimentação o motor trifásico.

Este tipo de partida normalmente é indicado para motores de potência elevada, acionando cargas com alto índice de atrito, tais como, como acionadores de compressores, grandes ventiladores, laminadores, moinhos, bombas helicoidais e axiais (poço artesiano), britadores, calandros, máquinas acionadas por correias, etc.

A Chave de partida compensadora é um dos métodos utilizados para reduzir a corrente de partida de motores trifásicos.

Chave de Partida Compensadora: A chave de partida compensadora alimenta o motor com tensão reduzida em suas bobinas na partida. Essa redução é feita através da ligação de um autotransformador em série com as bobinas do motor, após o motor ter acelerado, elas voltam a receber tensão nominal.

A redução da corrente de partida depende do TAP em que estiver ligado o autotransformador:

  • TAP 65% - Redução para 42% do seu valor de partida direta;
  • TAP 80% - Redução para 64% do seu valor de partida direta.
  • A chave de partida compensadora é utilizada em motores que partem sob carga; o conjugado resistente de partida da carga deve ser inferior à metade do conjugado de partida do motor.

São vantagens da chave compensadora:

  • Pode ser utilizado com qualquer motor trifásico;
  • Necessita apenas de 3 fios no motor;
  • O motor permanece sempre energizado, mesmo no intervalo de troca dos contatores;
  • Corrente de partida entre 42% a 100% da nominal;
  • Partida com carga.

Desvantagens:

  • Custo mais caro;
  • Ocupa maior espaço;
  • Baixo número de manobras consecutivas devido ao autotrafo.

Autotransformador:

O autotransformador é um transformador especial, com o secundário derivando do próprio primário. Para a utilização em chaves compensadoras os pontos centrais são chamados de TAP, existindo normalmente os TAPS de 65%, 80% e 90%.O autotransformador para chave compensadora é projetado para trabalhar em um curto espaço tempo, para reduzir espaço e custo de aquisição. Na especificação do autotransformador específica-se o número de partidas por hora máximo. Como este tipo de chave é utilizado normalmente para motores de potência elevada, acima de 50 CV, estes autotransformadores são vendidos com termostato de proteção.

Ver também[editar | editar código-fonte]