Partido Borotbista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Partido Borotbista foi uma organização política da esquerda nacionalista e camponesa surgida em maio de 1918 na RSS da Ucrânia após uma fratura no Partido Socialista-Revolucionário da Ucrânia.

Similar ao Partido Socialista-Revolucionário de Esquerda russo, obteve o seu nome do seu órgão de expressão, o jornal Borotba (Luta). Em março de 1919, mudou o seu nome pelo de Partido Ucraniano Socialista-Revolucionário Borotbista (Comunista) e em agosto do mesmo ano modificou de novo o nome pelo de Partido Comunista Ucraniano (Borotbista). Entre os seus líderes estavam Vasil Blakitni, Grigori Grinko e Oleksandr Shumski[1] .

Os borotbistas solicitaram duas vezes a sua filiação ao Comité Executivo da Internacional Comunista. Em 26 de fevereiro de 1920, a própria Internacional Comunista solicitou aos borotbistas a disolução da sua organização e a sua integração no Partido Comunista (bolchevique) da Ucrânia (PCbU)[2] . No congresso de março desse ano, os borotbistas tomaram a decisão de disolver o partido e no IV Congresso do Partido Comunista (bolchevique) da Ucrânia, celebrado entre 17 e 23 de março desse 1920 em Kharkiv, aprovou-se a integração dos borotbistas no partido[3] . Porém, muitos borotbistas aderiram ao Partido Comunista da Ucrânia (conhecido como Ukapista) em lugar de aderir ao Partido Comunista (bolchevique), que tinha uma ligação mais forte com a direção do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. (inglês) V.I.Lenin Projeto de resolução do Partido Borobista Ucraniano (1920-1945)
  2. (inglês) V.I.Lenin Telegrama do Presidium ao Congresso de Todos os ucranianos borotbista (1920-1933)
  3. (inglês) V.I.Lenin Mensagem telefónica a Stalin (1920-1965)