Partido Colorado (Uruguai)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Partido Colorado
Presidente Pedro Bordaberry
Secretário Martha Montaner
Fundação 17 de setembro de 1836
Sede Montevidéu
Ideologia Batllismo
Liberalismo
Republicanismo
Liberalismo social
Afiliação internacional COPPPAL
Site Site oficial

O Partido Colorado é um partido político uruguaio que abarca o espectro político de algum centro-esquerda menos socialista e centro ao centro-direita. Entre seus integrantes podem encontrar-se posturas que vão desde a social-democracia até o liberalismo.

Como o Partido Blanco, remonta à criação do Estado uruguaio. Tem suas origens nos enfrentamentos entre os líderes da independência de 1830. Em 1836 enfrentaram-se os partidários do presidente Manuel Oribe e o grupo que apoiava Fructuoso Rivera (presidente entre 1830-1834). Na batalha de Carpinteria surgem as cores das divisas que posteriormente identificam cada grupo político: blancos, partidários de Manuel Oribe, e colorados (vermelho), os de Rivera. Isto conforma um bipartidismo que durou até princípios do século XXI, com a ascensão ao poder da Frente Amplio, com Tabaré Vásquez.

Vinculado mais ao setor urbano da economia, foi o berço do batllismo, que tendia ao welfare state.