Partido Colorado (Uruguai)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Partido Colorado
Presidente Pedro Bordaberry
Secretário Martha Montaner
Fundação 17 de setembro de 1836
Sede Montevidéu
Afiliação internacional COPPPAL
Site Site oficial

O Partido Colorado é um partido político uruguaio que abarca o espectro político de algum centro-esquerda menos socialista e centro ao centro-direita. Entre seus integrantes podem encontrar-se posturas que vão desde a social-democracia até o liberalismo.

Como o Partido Blanco, remonta à criação do Estado uruguaio. Tem suas origens nos enfrentamentos entre os líderes da independência de 1830. Em 1836 enfrentaram-se os partidários do presidente Manuel Oribe e o grupo que apoiava Fructuoso Rivera (presidente entre 1830-1834). Na batalha de Carpinteria surgem as cores das divisas que posteriormente identificam cada grupo político: blancos, partidários de Manuel Oribe, e colorados (vermelho), os de Rivera. Isto conforma um bipartidismo que durou até princípios do século XXI, com a ascensão ao poder da Frente Amplio, com Tabaré Vásquez.

Vinculado mais ao setor urbano da economia, foi o berço do batllismo, que tendia ao welfare state.