Partido Democrático Independente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Partido Democrático Independente
Número eleitoral 39
Presidente Sebastião Martins
Fundação 1985
Dissolução 1986 (1 ano)

Partido Democrático Independente[1] foi uma sigla partidária brasileira que disputou as eleições de 1985 e 1986, sendo extinto logo em seguida. Utilizava o número 39.

Trajetória política[editar | editar código-fonte]

O PDI encaminhou seu pedido de registro ao TSE em junho de 1985. A base do partido era o estado de Minas Gerais, tendo diretórios ainda em Goiás, no Espírito Santo e no Distrito Federal. Seu principal líder, o advogado Sebastião Martins, considerava-se um "nacionalista", apesar de não possuir experiência política.

Suas propostas incluíam: o apoio ao programa de reformas do presidente José Sarney, a adoção de medidas enérgicas de combate à inflação e o rompimento com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Era, também, favorável à implementação do salário-desemprego.

Nas eleições de 1985 e 1986, o partido não conseguiu eleger nenhum candidato. Após o pleito neste último ano, o PDI encerrou suas atividades.

Referências

  1. «PARTIDO DEMOCRÁTICO INDEPENDENTE (PDI)». Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Consultado em 23 de maio de 2016