Partido Democrático do Japão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Partido Democrático do Japão (PDJ; em japonês: 民主党, transl. Minshutō) é um partido político japonês de orientação social-democrata e liberal fundado em 1998 a partir da fusão de diversos partidos menores de oposição ao tradicional governo conservador do país. É o partido de maior representação na Dieta Nacional, tanto na Casa dos Representantes quanto na Câmara dos Conselheiros.

Liderado por Yukio Hatoyama, o partido tornou-se maioria na Casa dos Representantes após as eleições gerais de 2009 no país, pondo fim a mais de meio século de domínio do conservador Partido Liberal Democrata (PLD),com uma projeção de conquista de cerca de 300 das 480 cadeiras do Parlamento.1 2

Hatoyama foi empossado no cargo de primeiro-ministro do Japão em 16 de setembro de 2009.3 4 Em 4 de junho de 2010, foi sucedido por Naoto Kan também membro do PDJ.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.