Partido Europeu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Partido Europeu (Ευρωπαϊκό Κόμμα, transl. Evropaikó Komma, geralmente referido como Evroko) foi um partido político do Chipre, fundado em 2005, membro do Partido Democrata Europeu. Foi constituído mediante a fusão do partido Novos Horizontes (em grego, Νέοι Ορίζοντες, transl. Néoi Orízontes) com dissidentes do DISY - ambos considerados os mais nacionalistas, antiturcos e anti-imigrantes entre os partidos cipriotas gregos.

O Evroko defendia a manutenção da influência grega no Chipre e adotou uma posição linha-dura no tocante à chamada questão cipriota,[1] Rejeitava qualquer compromisso com a Turquia ou o Chipre do Norte (dominado pela Turquia), tal como preconizava o Plano Annan para Chipre - também conhecido como Plano de Reunificação do Chipre.[2] O partido defendia a integração europeia e era membro do Partido Democrático Europeu. Também era favorável a políticas econômicas de livre mercado semelhantes às preconizadas pela Aliança Democrática e pelo Partido Democrata. Nas campanhas eleitorais, o Evroko reacendeu ressentimentos xenófobos, sugerindo que os cipriotas gregos tornar-se-iam uma minoria no seu próprio país, ameaçados por estrangeiros criminosos e ilegais, que roubariam os seus empregos[3]

Nas eleições de 21 de maio de 2006, o partido ganhou 5,8% e três dos 56 assentos. Nas eleições para o Parlamento Europeu de 2009, obteve 4,12% dos votos. Nas eleições legislativas de 2011, conseguiu 3,88% e dois dos 56 assentos. Mas, em 2013, Nikos Koutsou, um dos dois eleitos para o parlamento, deixou o partido para se tornar independente. Na eleição do Parlamento Europeu de 2014, o partido formou uma coligação com a Aliança Democrática (DISY). Ambos os assentos conquistados pela coligação foram para membros do DISY.

Em março de 2016, o partido se dissolveu, fundindo-se com o Movimento Solidariedade (em grego, Κίνημα Αλληλεγγύη, Kínima Allilengyi).[4]

Referências

  1. Nicos Trimikliniotis (2009). "The Case of Cyprus". In Masoud Kamali, Racial Discrimination: Institutional Patterns and Politics. Routledge Research in Race and Ethnicity, 2010, p. 193.
  2. Hubert Faustmann (2009). "Aspects of Political Culture in Cyprus". In James Ker-Lyndsay e Hubert Faustmann. The Government and Politics of Cyprus. Peter Lang, p. 34s.
  3. Nicos Trimikliniotis; Corina Demetriou (2014). Cyprus. European Immigration: A Sourcebook. 2nd ed.. Ashgate. pp. 78–79.
  4. «Evroko merges with Solidarity Movement». in-cyprus. 11 de março de 2016. Arquivado do original em 1º de abril de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]