Partido Liberal Mexicano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Partido Liberal Mexicano (PLM) teve inicialmente um carater de partido político tal qual hoje concebemos, mas com o tempo assumiu o caráter de uma organização libertária não-eleitoral.

O PLM foi inicialmente formado com o intuito de reorganizar os apoiadores do Partido Liberal que haviam conseguido promulgar a Constituição de 1857. Teve com antecedente direto o Congresso Liberal de 1901 e nos múltiplos Clubes Liberais que se formaram nos 5 anos seguintes. O partido foi fundado em 1906, entre outros, pelos irmãos Flores Magón, dos quais, Enrique e Ricardo assumiram as posições mais críticas e radicais.

Botton promocional do Partido Liberal Mexicano de 1911.

O grupo de maior influência dentro do PLM foi a dita Junta Organizadora do Partido Liberal Mexicano, que pouco a pouco transitou do liberalismo para o anarquismo; desde então seriam eles os autores dos primeiros planejamentos teóricos e práticos de organizações anarquistas e insurreições contra o regime ditatorial de Porfirio Díaz que deram origem à Revolucião de 1910. Os delegados do PLM estiveram envolvidos nas greves dos trabalhadores de Cananea e Río Blanco, também planejaram revoltas coordenadas através das quais pretendiam levar a revolução social para todo o país, a mais famosa delas ocorreu na Baixa Califórnia em 1911. O periódico Regeneración fundado em 1900, também pelos Flores Magón, acabou se convertendo no principal meio de comunicação do PLM.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Trejo, Rubén. Magonismo: utopía y revolución, 1910-1913. [S.l.]: Cultura Libre, 2005. ISBN 970-9815-00-8.
  • Moguel Flores, Josefina. El Magonismo en Coahuila introducción y compilación. [S.l.]: Comité de los Festejos del Bicentenario de la Independencia y Centenario de la Revolución : Gobierno del Estado de Coahuila, 2006. ISBN 968-9077-03-1.


Ícone de esboço Este artigo sobre Anarquismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.