Partido Trabalhista (Irlanda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Partido Trabalhista (em irlandês: Páirtí an Lucht Oibre) é um partido político social-democrata da República da Irlanda. Fundado por James Connolly em 1912 como o braço político do Congresso Irlandês dos Sindicatos, afirma ser o mais antigo partido político do país.

Detém 20 dos 166 lugares no Dáil Éireann e é o terceiro maior partido político no Estado. Nas eleições parlamentares de 2007, ganhou 10,1% dos votos. O Partido Trabalhista tem servido no Governo ao longo de dezanove anos, seis vezes em coligação, quer só com o Fine Gael ou com o Fine Gael e outros pequenos partidos, e uma vez com o Fianna Fáil.

Atualmente na oposição, é o segundo partido mais bem-sucedido de todos os partidos no Dáil Éireann em termos de tempo que serviu no Governo. O atual partido líder é Joan Burton. Ele foi eleito em Julho de 2014, estando ao lado de Alan Kelly, vice-líder.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.