Partido Verde (Irlanda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Partido Verde (em irlandês: Comhaontas Glas; literalmente Aliança Vede) é um partido político ecologista da Irlanda. Foi fundado como o Partido Ecologia da Irlanda em 1981 na cidade de Dublin pelo professor Christopher Fettes. O partido tornou-se Aliança Verde em 1983, e em 1987 foi renomeado para a sua atual designação.

O Partido Verde foi eleito a todos os níveis de governo; para o Governo Local, Dáil e para o Parlamento Europeu, e em 2007 o partido ganhou a sua primeira representação na Assembleia da Irlanda do Norte, tendo-se tornado uma região da Irlanda do Partido Verde no ano anterior. A República da Irlanda e a Irlanda do Norte têm sistemas de representação proporcional chamado voto único transferível, que dá aos pequenos partidos, como o Partido Verde, mais oportunidade de ganhar representação.

Em 14 de Junho de 2007, na sequência das negociações que chegaram a acordo sobre um programa de Governo, o Partido Verde entrou no Governo com o Fianna Fáil e o Partido Democrata Progressista. O Partido Verde é o segundo maior partido de toda a Irlanda, depois do Sinn Féin.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.