Partido da Refundação Comunista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rifondazione Comunista logo.svg

O Partido da Refundação Comunista (em italiano Partito della Rifondazione Comunista, PRC ou simplesmente Rifondazione Comunista) é um partido político da esquerda reformista italiana, pacifista e ligado aos movimentos sociais. Foi fundado em 1991, por antigos membros do extinto Partido Comunista Italiano.

Seu principal representante é Fausto Bertinotti, atual presidente da Câmara dos deputados, que foi secretário do partido por 12 anos (1994 - 2006). O atual secretário nacional, desde 7 de maio de 2006, é Franco Giordano. O partido participou da composição do Segundo Governo Prodi.

O PRC faz parte da coalizão de centro-esquerda italiana, A União (L'Unione), é membro e promotor do Partido da Esquerda Européia (organização que reúne algumas formações da esquerda radical européia) e está presente no Parlamento Europeu e no grupo Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde. O partido tem também uma estrutura paralela para os inscritos com menos de 30 anos de idade, denominada Giovani Comunisti ("Jovens Comunistas").