Partido da Refundação Comunista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Partido da Refundação Comunista
Partida della Rifondazione Comunista
Líder Paolo Ferrero
Fundação 1991
Ideologia Comunismo
Socialismo
Marxismo
Ecossocialismo
Pacifismo
Espectro político Esquerda
Membros  (2013) 32.901
Afiliação europeia Partido da Esquerda Europeia
Grupo no Parlamento Europeu Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde
Camera dei Deputati
0 / 650
Senado
0 / 315
Parlamento Europeu
1 / 73
Parlamentos Regionais
5 / 997
Cores Vermelho
Rifondazione Comunista logo.svg

O Partido da Refundação Comunista (em italiano Partito della Rifondazione Comunista, PRC ou simplesmente Rifondazione Comunista) é um partido político da esquerda reformista italiana, pacifista e ligado aos movimentos sociais. Foi fundado em 1991, por antigos membros do extinto Partido Comunista Italiano.

Seu principal representante é Fausto Bertinotti, atual presidente da Câmara dos deputados, que foi secretário do partido por 12 anos (1994 - 2006). O atual secretário nacional, desde 7 de maio de 2006, é Franco Giordano. O partido participou da composição do Segundo Governo Prodi.

O PRC faz parte da coalizão de centro-esquerda italiana, A União (L'Unione), é membro e promotor do Partido da Esquerda Européia (organização que reúne algumas formações da esquerda radical européia) e está presente no Parlamento Europeu e no grupo Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde. O partido tem também uma estrutura paralela para os inscritos com menos de 30 anos de idade, denominada Giovani Comunisti ("Jovens Comunistas").