Pascual Ortiz Rubio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Pascual Ortiz Rubio
Pascual Ortiz Rubio
Presidente do  México
Mandato 5 de fevereiro de 1930 - 4 de setembro de 1932
Antecessor(a) Emilio Portes Gil
Sucessor(a) Abelardo L. Rodríguez
Vida
Nascimento 10 de março de 1877
Morelia, Michoacán
Morte 4 de novembro de 1963 (86 anos)
Cidade do México, México
Dados pessoais
Primeira-dama Josefina Ortiz
Partido Partido Nacional Revolucionario - PNR
Profissão agrônomo

Pascual Ortiz Rubio (Morelia, Michoacán, 10 de Março de 1877 - Cidade do México, 4 de Novembro de 1963) foi um político mexicano. Foi presidente do México entre 1930 e 1932.

Fez a sua formação em engenharia no Colegio de San Nicolás de Hidalgo e na Escuela Nacional de Ingenieros. Foi embaixador do México no Brasil e Alemanha e governador de Michoacán entre 1917 e 1920. Apoiou o plano de Agua Prieta e fez parte dos governos de Adolfo de la Huerta e Álvaro Obregón.

Foi candidato às eleições presidenciais de 17 de Novembro de 1929 pelo recém-formado Partido Nacional Revolucionário, antecessor do PRI.

No entanto, alegando interferência execessiva de Plutarco Elías Calles nos assuntos do governo e ainda bastante abalado na sequência de um atentado contra a sua vida logo no início do seu mandato, demitiu-se no dia 3 de Setembro de 1932, sendo nomeado para o substituir como presidente-interino Abelardo L. Rodríguez.

Precedido por
Emilio Portes Gil
Presidente do México
5 de Fevereiro de 1930 a 3 de Setembro de 1932
Sucedido por
Abelardo Luján Rodríguez