Pasquale Festa Campanile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pasquale Festa Campanile
Nascimento 28 de julho de 1927
Melfi,  Itália
Morte 25 de fevereiro de 1986 (58 anos)
Roma, Itália
Ocupação Cineasta, Roteirista, Escritor
IMDb: (inglês) (português)

Pasquale Festa Campanile (Melfi, 28 de julho 1927 – Roma, 12 de fevereiro 1986) foi um cineasta, roteirista e escritor italiano. Autor prolífico, a sua carreira passou por variados géneros, mas ficou mais conhecido na comédia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido numa família de classe média, mudou-se para Roma em 1936 e começou a trabalhar como jornalista e crítico literário. Em 1947 tornou-se editor da revista literária «La Fiera» e em 1948 recebeu o prémio literário «La Caravella». Em 1951 recebe o prémio «Marzotto» de jornalismo. Neste período dedica-se também à rádio e à televisão.

Entra no mundo da Cinecittà como roteirista do filme Faddija - La legge della vendetta (1949) de Roberto Bianchi Montero. Volta em 1955 com o roteiro do filme Gli innamorati de Mauro Bolognini, filme que ganha o Nastro d'Argento. Em 1956, colabora na direcção do filme Poveri ma belli de Dino Risi. El 1957 publica o seu primeiro romance inspirado em episódios autobiográficos, La nonna Sabella, que recebeu os prémios «Re degli amici» e «Corrado Alvaro». O livro desperta a curiosidade no mundo do cinema.

Seguem-se os roteiros para filmes como Rocco e i suoi fratelli e Il Gattopardo de Luchino Visconti.

Em 1963 aparece como director e são muitos os filmes que realiza, de diversos géneros, do drama à comédia, da sátira ao filme de época.[1]

Em 1975 volta à literatura, publicando outras obras, algumas delas levadas por ele ao cinema, como La ragazza di Trieste, Il ladrone, Conviene far bene l'amore. Per amore, solo per amore (Premio Campiello 1984) foi levado ao cinema em 1993 por Giovanni Veronesi.

Foi casado com a pintora Anna Salvatore e manteve relações sentimentais com as atrizes Catherine Spaak e Lilli Carati.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Obra Literária[editar | editar código-fonte]


Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre cineastas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.