Passivo ambiental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Passivo Ambiental)
Ir para: navegação, pesquisa
O lixo produzido pelas empresas faz parte de seu passivo ambiental

Passivo ambiental é o conjunto de todas as obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade, destinado exclusivamente a promover investimentos em benefícios ao meio ambiente. Quando as empresas ou indústrias geram algum tipo de passivo ambiental, elas têm que gerar também investimentos para compensar os impactos causados à natureza, e esses investimentos têm que ser de iguais valores.

Os passivos ambientais ficaram amplamente conhecidos pela conotação mais negativa[1] , ou seja, as empresas que o possuem agrediram significativamente o meio ambiente e, dessa forma, pagaram vultosas quantias a título de indenização de terceiros, de multas e para a recuperação de áreas danificadas, embora possam também ser originários de atitudes ambientalmente responsáveis e provoquem a execução de medidas preventivas para evitar impactos ao meio ambiente, sendo que os consequentes efeitos econômico-financeiros dessas medidas é que geram o passivo ambiental.

Contabilidade[editar | editar código-fonte]

O passivo ambiental representa obrigações que "exigirão a entrega de ativos ou prestação de serviços em um momento futuro, em decorrência das transações passadas ou presentes e que envolveram a empresa e o meio ambiente"[2] . Devem ser classificados no passivo circulante ou realizável a longo prazo, em contas contábeis específicas[3] .

Referências

  1. Ribeiro e Gratão (200; p.5)
  2. Ribeiro e Lisboa (2002, p.1)
  3. Conselho Federal de Contabilidade. Resolução 750/93.

Ver também[editar | editar código-fonte]