Passy (Alta-Saboia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Passy (Alta-Sabóia))
Ir para: navegação, pesquisa
Passy
—  Comuna francesa França  —
O Monte Branco visto de Passy
O Monte Branco visto de Passy
Brasão de armas de Passy
Brasão de armas
Passy está localizado em: França
Passy
Localização de Passy na França
45° 55' 28" N 6° 41' 14" E
País  França
Região Blason Rhône-Alpes Gendarmerie.svg Ródano-Alpes
Área
 - Total 80,03 km²
Altitude máxima 2 880 m (9 449 pés)
Altitude mínima 542 m (1 778 pés)
População (2010)[1]
 - Total 11 492
    • Densidade 143,6/km2 
Código Postal 74190 et 74480
Código INSEE 74208
Sítio Ville-Passy-Mont-Blanc.fr

Passy é uma comuna francesa situada na região administrativa de Ródano-Alpes, no departamentos franceses da Alta-Saboia e que fica em frente do Monte Branco e separado pelo vale do Arve.

As principais localidades que fazem fronteira com a comuna são Le Fayet Sallanches, Saint-Gervais-les-Bains, Les Houches, Servoz e Chamonix-Mont-Blanc.

Planalto[editar | editar código-fonte]

No Planalto de Assy de longa data reconhecido pelos seus 'bons ares foram construídos desde os anos 1920 sanatórios dedicados ao tratamento da tuberculose, e num deles morreu a cientista Marie Curie, de uma leucemia.

Um outra curiosidade, esta geológica, é o chamada deserto de Platé onde se encontra grandes extensões de lapiás características dos relevos cársticos.

Tal como em Megève, também foi o mesmo Henry Jacques Le Même que foi designado para construir os hospitais como Roc des Fiz (1929), de Guébriant (1932), e o Martel de Janville (1937).

Monumentos[editar | editar código-fonte]

A igreja em francês: Notre-Dame-de-Toute-Grâce nasceu do desejo do cônego Devémy que sem dinheiro para construir uma igreja para a população dos sanatórios, pediu directamente ajuda ao arquitecto Maurice Novarina e a vários artistas que decoraram o seu interior, pelo que aí neste museu estão obras dos maiores mestres da arte moderna como cerâmicas de Fernand Léger, um Saint-Francois-de-Sales de Pierre Bonnard, uma tapeçaria de Jean Lurçat, um baptistério de Marc Chagall, um Santo Dominique de Matisse, etc.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013 (em francês) www.insee.fr. INSEE (dezembro de 2012). Página visitada em 3 de abril de 2013.