Pastilha de freio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um conjunto de pastilhas de freio de alta performance

Pastilhas de freio é um dos principais componentes de um sistema de freio a disco, utilizado em automóveis, bicicletas e sistemas industriais. A pastilha de freio atua principalmente por meio da fricção contra o aço do disco de freio, que em contato giratório com as pastilhas, efetua a diminuição do giro.

Funcionalidade[editar | editar código-fonte]

As pastilhas convertem a energia cinética do carro para energia térmica através do atrito. Usadas em pares, as pastilhas ficam alojadas dentro da pinça de freio, que é acionada geralmente por sistema hidráulico gerado através de sistema de alavanca que impulsiona o burrinho.[1] Outros sistemas podem fazer utilização das pastilhas, como acionamento mecânico e acionamento pneumático. Uma das grandes vantagens desse sistema é que a pastilha é à prova de água, mantendo sua performance, além de contar com melhor controle na diminuição da velocidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Henderson, Bob; Haynes, John H. (1994). «Disc Brakes». The Haynes Automotive Brake Manual. [S.l.]: Haynes North America. pp. 1–20  (em inglês)