Pastor-de-beauce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pastor-de-beauce
Nome original Berger de Beauce
País de origem  França
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 1
Seção 1 - Cães de Pastor e Boiadeiros (exceto Boiadeiros Suíços) - de pastor
Estalão #44 29 de novembro de 2001

A pastor-de-beauce[a][b] (em francês: Berger de Beauce) é uma raça canina europeia proveniente da região francesa de Beauce. Apesar do parente ter este nome, o pastor de Beauce é também conhecido como de Brie. Apesar das diferentes pelagens, as duas raças, geneticamente próximas, são ágeis, fortes e de físico imponente. Comum no norte da França, este pastor possui em seu histórico de trabalho a caça e o pastoreio de javalis. Mais recentemente, foi adotado como cão de companhia e de guarda. Passou ainda a ser bem visto e recebido em competições de raça pela Europa. Apesar de possuir um adestramento classificado como moderado, seu tamanho, que pode chegar aos 71 cm, requer que seus encontros com outros cães sejam supervisionados. Fisicamente, ainda pode atingir os 39 kg, tem o pescoço forte, o focinho alongado e a pelagem dura, curta e densa.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fogle (2009), pág 195

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Pastor-de-beauce
Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: * a: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414)



Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.