Pastor-alemão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pastor alemão)
Ir para: navegação, pesquisa
Pastor-alemão
Nome original Deutscher Schäferhund
Outros nomes Lobo-da-alsácia
País de origem  Alemanha
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 1
Seção 1 - Cães de pastor e boieiros (excepto boieiros suíços) - de pastor
Estalão #166 - 7 de agosto de 1996

A pastor-alemão ou lobo-da-alsácia [a][b] (em alemão: Deutscher Schäferhund) é uma raça canina proveniente da Alemanha. É considerada umas das mais numerosas e estudadas ao redor do mundo. Provável descendente de cães pastores do noroeste deste país europeu, teve seu primeiro exemplar registrado no século XX, pelo aposentado da cavalaria alemã Max von Stephanitz. Propagandeados como mensageiros, batedores e carregadores, serviram ao exército alemão na Primeira Guerra Mundial, chamando a atenção dos exércitos inimigos, que levaram alguns exemplares consigo ao fim da guerra. Popularizados nos Estados Unidos e Reino Unido, tornaram-se celebridades da tv e do cinema, figurando em produções como Rin-Tin-Tin.

Na década de 1970, já visto como um dos caninos mais difundidos do mundo, começou a passar por cruzamentos levianos, que geraram animais problemáticos e mais propensos as doenças comuns da raça, como a mielopatia degenerativa e a displasia coxofemoral. Modernamente é visto como o cão policial e militar mais bem sucedido do mundo, já que dizem representar lealdade, agilidade, cautela e amizade. É ainda bem sucedido como animal de pastoreio, em provas de obediência, localização e agilidade, já que seu adestramento não representa dificuldade para donos experientes. O pastor-alemão é um cão de porte médio a grande. Sua pelagem, de subpelo denso e duro, varia nas cores castanho de capa preta, preto, marta e branco. A pelagem branca, apesar de ser indesejável para os padrões norte-americano e inglês, por exemplo, não é tão incomum, e em 2002 foi reconhecida pela FCI como uma nova raça em virtude dos esforços de criadores suíços: pastor branco suíço.[1]

Pastores-alemães famosos[editar | editar código-fonte]

  • Jerry Lee um cao policial do filme k9
  • Rin-Tin-Tin, pastor alemão que participou em diversas séries e filmes nos anos 20 e 30 do século XX.
  • Blondi, cadela do Führer alemão Adolf Hitler.
  • Rex, um cão policia que ajudava a resolver crimes que protagonizou a série televisiva Kommissar Rex.
  • Max, um cão policia que ajudava a resolver crimes que protagonizou a série televisiva Inspector Max.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fogle (2009), pág 186 e 187

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Pastor-alemão


Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.