Patalino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde agosto de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Patalino
Informações pessoais
Nome completo Domingos Carrilho Demétrio
Data de nasc. 29 de Junho de 1922
Local de nasc. Elvas,  Portugal
Altura 183 cm
Informações profissionais
Posição Avançado
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos (golos/gols)
1940-1941
1941-1943
1943-1944
1943-1947
1947–1952
1952–1956
1956–1960
1960-1961
1961-1963
Total
C.F."Os Elvenses"
S.L. Elvas
Lanifícios de Portalegre
S.L. Elvas
O Elvas
Lusit.Évora
F.C.Serpa
Luso Barreiro
A.C.Arrentela
 ?
Seleção nacional
1945–1955 Flag of Portugal.svg Portugal ?

Domingos Carrilho Demétrio (n. 29 de Junho de 1922 no Elvas, Portugal-28 de Julho de 1989), foi um jogador de futebol português.

Início[editar | editar código-fonte]

Um rapaz humilde, que com apenas 18 anos, iniciou a sua carreira no Clube de Futebol "Os Elvenses" da liga Regional, pelo que se sabe era um jogador que tinha técnica e grande capacidade de finalização, sendo o indiscutível marcador. No ano seguinte, foi contratado pelo Sport Lisboa de Elvas, filial elvense do Benfica, o qual o emprestou ao Lanifícios de Portalegre, tendo voltado na época seguinte ao S. L. Elvas. O Real Madrid teve intenção de contratar Patalino, que recusou por não querer deixar a sua Elvas natal.

Primeira Divisão[editar | editar código-fonte]

Em 1942, voltou para o S. L. Elvas onde subiu para a primeira divisão dois anos depois. O Clube por motivos de divergências com o Benfica sofreu alterações na dirigência, tendo-se fundido com a filial do Sporting. Desta forma, instaurou-se o Clube de Futebol O Elvas. Durante as épocas seguintes, O Elvas viu cumpridos os seus melhores anos nas tabelas de classificação ao lado dos grandes. Tendo, inclusive, superado grande parte das equipas habituais de primeira liga. A causa deste êxito deveu-se, em grande parte, a Patalino, nome sonante que ecoava por todo o País, um atleta de eleição, notabilizado pelo seu reportório de golos. Mas, quando O Elvas desceu de divisão e com duas temporadas passadas, o futebol jogado deixou de ser interessante, por isso Patalino foi contratado pelo Lusitano de Évora, clube de primeira divisão da altura.

Seleção Nacional[editar | editar código-fonte]

Com a sua capacidade, foi jogador da Selecção Nacional, onde se notabilizou ao lado de grandes figuras internacionais. Determinou a vitória de Portugal em, pelo menos, duas ocasiões.

Referências

Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre futebolistas portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.