Patentes da Frota Estelar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

As patentes da Frota Estelar são títulos e postos hierárquicos que aparecem no universo de ficção científica de Star Trek ("Jornada nas Estrelas" ou "O Caminho das Estrelas"), formando a hierarquia da Frota Estelar, que é a agência da Federação dos Planetas Unidos dedicada à defesa e à exploração. Estas patentes e as respectivas insígnias são baseadas nos postos e graduações da Marinha dos Estados Unidos da América, na Terra.

As patentes da Frota Estelar evoluíram com base em produções televisivas e cinematográficas, bem como em publicações oficiais acerca de Star Trek. Como se trata de ficção, as patentes e insígnias nem sempre são bem definidas - as mais oficiais são as que aparecem nas telesséries e nos longa-metragens para o cinema; as contidas em publicações de produtores de Star Trek são consideradas secundárias, mas ainda assim oficiais. As formas menos oficiais são as que aparecem na literatura produzida por fãs, consideradas conjecturas.

Segue-se uma compilação de patentes e insígnias da Frota Estelar. No caso destas últimas, apenas as insígnias da série original (TOS) e de Star Trek: The Next Generation (TNG, usadas também em Deep Space Nine e Voyager) são mostradas aqui. Procurou-se estabelecer uma correspondência entre as patentes da Frota Estelar e as da Marinha de Portugal, para fins de comparação pelos lusófonos. Evidentemente que tal correspondência somente seria válida se uma das organizações (a Frota Estelar ou a Marinha portuguesa) a estabelecesse formalmente, o que parece improvável.

Insígnia TOS Insígnia TNG Star Trek Marinha de Portugal Notas
Fleet Admiral Almirante da Armada Flag Officer (Oficial General, em Portugal). Patente honorífica em Portugal
Starfleet OF10.png Admiral Almirante Flag Officer (Of. Gen.)
Starfleet OF9.png Vice Admiral Vice-Almirante Flag Officer (Of. Gen.)
Starfleet OF8.png Rear Admiral Contra-Almirante Flag Officer (Of. Gen.)
Starfleet OF7.png Rear Admiral (lower half) Comodoro Flag Officer. Ver nota abaixo
Starfleet OF7.png Commodore Comodoro Em Star Trek, é patente de Flag Officer; em Portugal, é "Oficial Superior Graduado em General"
Fleet Captain Oficial. Patente não existente em Portugal. Raro em Star Trek (só aparece 2 vezes), provavelmente honorífico
Starfleet OF6.png Captain Capitão-de-Mar-e-Guerra Oficial (Oficial Superior, em Portugal). Em Star Trek, costuma-se traduzi-la em português simplesmente como "Capitão"
Starfleet OF5.png Commander Capitão-de-Fragata Of. (Of. Sup.)
Starfleet OF4.png Lieutenant Commander Capitão-Tenente Of. (Of. Sup.)
Starfleet OF3.png Lieutenant 1º Tenente Of. (Oficial Subalterno, em Portugal)
Starfleet OF2.png Lieutenant Junior Grade 2º Tenente Of. (Of. Sub.)
Não há Starfleet OF1.png Ensign Guarda-Marinha Of. (Oficial em Formação, em Portugal). Em Star Trek, costuma-se traduzi-la em português por "Alferes", que é um termo do exército

Convém notar que a patente de Commodore da Frota Estelar parece ter sido descontinuada em algum momento entre os eventos da série original e os da TNG, havendo sido substituída pela de Rear Admiral (lower half), a exemplo do que ocorreu na Marinha dos EUA. A melhor correspondência com aquelas duas patentes - Oficiais Generais de uma estrela - parece ser a de Comodoro, na Marinha portuguesa. Na Marinha do Brasil não há Oficiais Generais de uma estrela.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.