Patinete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um patinete típico

Trotineta[1] (português europeu) ou Patinete (português brasileiro) é um meio de transporte, que é constituído por duas rodas em série, que sustentam uma base onde o utilizador apoia os pés, guiando-o através de um guidão que se eleva até a altura da cintura.

Variações[editar | editar código-fonte]

Patinete clássico[editar | editar código-fonte]

Inicialmente o patinete, da década de 60, era feito de modo praticamente artesanal em madeira com rodas de borracha, e sua impulsão era dada por um dos pés do próprio utilizador. o patinete também e usado para entregas

Uma criança com um mini-patinete.

Patinete atual[editar | editar código-fonte]

A partir da década de 90, surgiram versões mais atualizadas do patinete, feito com materiais mais leves e resistentes, como o alumínio, trocando as antigas rodas de borracha por material sintético. O design mais moderno e a estrutura mais resistente elevaram o patinete a um nível mais desportivo e radical, popularizando-o mundialmente, tornando-se um dos principais esportes de rua.

Patinetes motorizados[editar | editar código-fonte]

Também foram desenvolvidas versões de patinete impulsionadas por motor de combustível fóssil, onde o utilizador não precisava empurrar o patinete com o pé. Mais recentemente, foi lançado um patinete de motor elétrico com uma configuração pouco ortodoxa e controlo de equilíbrio, o Segway.

Referências

  1. Priberam. Trotineta. Visitado em Março de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre brinquedo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.