Patri Friedman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Patri Friedman (Blacksburg, Virgínia, 29 de julho de 1976) é um ativista e teórico de economia política estadunidense.

Formado em engenharia de softwares e jogador de poker. Ele defende progressos rápidos e incrementais no sentido de aumentar a liberdade humana através da criação de novos países, que podem experimentar estruturas sociais alternativas. Seu método preferido é o seasteading, isto é, construir e habitar comunidades flutuantes em mar aberto: "A questão não é apenas criar um sistema político ou um tipo de sistema, mas fazer um produto turn key para criar novos países, de modo que os lotes de diferentes grupos possam tentar muitas coisas diferentes, e todos nós podemos aprender com isto" [1] . Patri também faz parte do conselho da organização transhumanista Humanity+. [2] No Brasil, participou do I Seminário de Economia Austríaca, em 2010, promovido pelo Instituto Ludwig von Mises Brasil. No evento, apresentou seu projeto de seasteading [3] .

O Instituto Seasteading[editar | editar código-fonte]

Patri é o diretor executivo do Seasteading Institute, fundado em 15 de Abril de 2008 com um investimento de meio milhão de dólares via PayPal do co-fundador Peter Thiel [4] . A missão do instituto é "estabelecer permanentemente comunidades autônomas no oceano para permitir experimentação e inovação com diversidade social, política e jurídica" [5] . Este foi inicialmente um projeto de tempo parcial (um dia por semana), enquanto trabalhava como engenheiro do Google o resto do tempo [6] , porém Patri deixou o Google para gastar mais tempo com o seasteading [7] . Ele e seu sócio Wayne Gramlich esperam colocar para flutuar o primeiro protótipo de plataforma na Baía de São Francisco em 2010 [8] [9] .

História[editar | editar código-fonte]

Patri cresceu na localidade de King of Prussia, na Pensilvânia, e se graduou na Upper Merion Area High School, em 1994, onde ele atendia pelo nome Patri Forwalter-Friedman. Obteve graduação pelo Harvey Mudd College em 1998.[10] Também participou de torneios de pôquer, tendo ganhado dinheiro quatro vezes no World Series of Poker. [11] .

Família[editar | editar código-fonte]

Patri é neto do economista ganhador do Nobel, Milton Friedman e da economista Rose Friedman e é filho do economista David D. Friedman. Ele é divorciado e tem dois filhos.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Artigos